Os 10 mandamentos do Criador de Conteúdo

"Criador de Conteúdo": taí um termo que eu nem sabia da existência há pelo menos  6 meses atrás, e embora, criar conteúdos era algo que eu já fazia na internet há uns 4 anos, eu não sabia que eu poderia ser uma Criadora de Conteúdo e muito menos que eu poderia receber uma boa remuneração por isso.



Eu escrevia por hobbie, por paixão, mesmo, por isso não encarava a escrita como uma oportunidade de construir uma carreira e fazer o meu próprio salário.

Mas um dia, uma amiga me indicou um curso, curiosamente chamado de "Criadores de Conteúdo", e eu não fazia ideia do que se tratava. Então, dei uma stalkeada na página do curso e no instagram da Rejane Toigo, e fiquei bem curiosa.
Criadores de Conteúdo | Rejane Toigo
Curso Criadores de Conteúdo

E um dia então, eu assisti uma webinar dela que falava justamente sobre essa profissão de Social Media e tal, de pessoas que criavam conteúdos para marcas e gerenciavam as estratégias de marketing dessa empresa. E foi então que me apaixonei por aquele universo!

E em agosto de 2019 iniciei o curso que fez a minha vida mudar 1000%. Passei a receber pelo meu trabalho como Criadora de Conteúdo e ter uma profissão a qual eu me enchia de orgulho e amor!

Mas hoje estou aqui para fazer uma brincadeira usando tudo o que já aprendi nessa lida de criar conteúdos e gerenciar mídias sociais.

Eu espero que você goste. Ele se chama "Os 10 mandamentos do Criador de Conteúdo"



1. Amar ler acima de qualquer coisa.


É oficial, real! Quem lê mais, além de ter um repertório de palavras maior ainda consegue desenvolver melhor o pensamento crítico e analítico, além de estimular a criatividade.

Por isso, ser leitor precisa ser a sua segunda profissão, caso você deseje se tornar um criador de conteúdo profissional.

E aqui eu não estou falando apenas em devorar todo livro que seja no gênero do marketing, pois ser um leitor eclético que também devora ficções e grandes clássicos te ajuda a pensar de maneiras diferentes, além de diminuírem o estresse também.

2. Não usar os conteúdos de outras pessoas sem dar os devidos créditos


Um grande "pecado" é roubar a ideia dos outros. E aqui falo de plágio que significa copiar um texto, uma legenda ou uma arte e compartilhar esse material como se fosse seu ou sem dizer de onde veio a fonte.

Por tanto, não plagie.

Viu um trabalho muito massa por ai? Pois então reposte, marque na foto o nome do criador, envie uma mensagem para ele e o deixe ciente de que você está repostando algo que é dele.

Acima de tudo, precisamos ter respeito pelo trabalho do outro.

3. Ter momentos de descanso para melhorar a produtividade

Trabalhar por horas e horas a fio, sem descanso, apenas porque "precisa produzir" pode ser fatal para tua saúde, tanto física quanto mental.

Por isso, os momentos de pausa ajudam a dar uma "recarregada nas baterias" e voltar com mais concentração e foco nas suas atividades.

Eu, particularmente, quando começo a me sentir cansada e sinto que o que estou produzindo está saindo no "automático" sem ter um critério, um planejamento e tal, paro tudo e vou tirar um cochilo, tomar um ar fresco, desligo um pouco das atividades e depois volto 100% de novo.

Quando se é Criador de Conteúdo Profissional você tem duas responsabilidades: Uma com quem vai consumir o teu conteúdo e a outra é contigo. Por tanto, estar bem para produzir esse conteúdos é fundamental para ter bons resultados.

      |Você pode gostar desse artigo: Como criar um blog post que viraliza

4. Honrar os mestres que te ensinaram o que tu sabe hoje

Nada que a gente sabe hoje veio do acaso.

Eu, por exemplo posso citar 8 grandes mestres que direta ou indiretamente me ajudam e me inspiram a criar conteúdos cada vez melhores: Pedro Superti, Ísis Moreira, Rejane Toigo, Ana Holanda, Diana Costa, Paulo Maccedo, André Cia e Seth Godin.

Cada um deles têm uma forma de se expressar e compartilhar o que aprendem e nesse mix de grandes mentes eu formo as minhas próprias ideias, opiniões e métodos.

E é extremamente importante ter uma pessoa em quem você se inspire.

Sempre que posso, inclusive, agradeço esses mestres em suas redes sociais, pois sei que sem ter conhecido eles eu não estaria trabalhando hoje com a escrita.

5. Não matar a criatividade


Criatividade, como poucos devem saber: não é um dom ela é uma habilidade, por tanto pode ser treinada, assim como escrever, aprender novo idioma, falar em público.

      |Você vai amar esse artigo sobre Os sete hábitos das pessoas altamente criativas!

Por tanto, ser uma pessoa criativa é essencial para que a gente se torne um criador de conteúdo melhor.

E o que mata a nossa criatividade são coisas como: ficar se comparando o tempo todo, querer copiar do outro as ideias, trabalhar exageradamente - sem descanso -, não cuidar da saúde física e emocional, não estudar, não ler, não ter contato com outras pessoas, dentre outras coisas.

Então, respeitar nossa cabeça e nosso corpo e valorizar tudo aquilo que a gente consome é um fator determinante para aumentar  a nossa criatividade.

6. Escrever todo dia


Um tempo atrás eu li um livro do Stephen King - Sobre a Escrita onde ele recomenda que TODOS OS DIAS A GENTE ESCREVA MIL PALAVRAS.

Parece loucura, mas quando você começa a treinar, em apenas 45 minutos já consegue ter um texto com mil palavras.

Por tanto, a parte mais difícil não é começar, não é ter ideias e sim, sentar a bunda na cadeira e escrever!

A consistência e o treino são coisas que melhoram demais nossa performance em qualquer coisa, ou você acha que os medalhistas olímpicos treinam só 1 hora por dia e 1 vez na semana?

Negativo! Eles treinam, melhoram, monitoram, ajustam e continuam treinando todos os dias!

E com a escrita não é diferente.

Então, escreva todo dia. Não precisa ser mil palavras, com trezentas você já consegue escrever alguma coisa legal para compartilhar com o mundo.

     | Você pode curtir esse artigo: 15 ferramentas para usar no seu blog

7. Não enganar o leitor com mentiras e gatilhos mentais

Você pode ainda não saber, mas, as palavras têm um poder enorme! Tanto ajudam como podem ser bem prejudiciais. E não digo apenas palavras escritas, mas vídeos também.

Por isso, quando você descobre o poder persuasivo e sabe como usar as técnicas de copywriting e storytelling , por exemplo, você consegue ter muito resultado!

Então, de novo voltamos a falar sobre responsabilidade: aquela que temos pelos efeitos que vai causar em quem vai consumir e a tua como criador, por tanto, criar mentiras e ficar abusando de gatilhos e mais gatilhos, além de não trazerem o resultado que você busca ainda podem queimar o seu filme.

Muito cuidado.


8. Não criar apenas conteúdos rasos e biscoiteros

Frase de auto-ajuda a todo instante não é conteúdo.

Foto de biquíni na praia não é conteúdo. A não ser que você venda biquínis.

Conteúdos rasos e biscoiteros que só correm atrás de like e número de seguidor não é digno de um bom Criador de Conteúdo!

Por isso, faça as coisas sem preguiça, sem má vontade. Capricha que o teu público merece!

9. Aumentar as vendas suas e dos seus clientes com conteúdo inteligente e humanizado

Uma das funções do Social Media ou Criador de Conteúdo é aumentar o valor percebido da marca e por consequência as vendas.

Mas isso só vai ser possível quando você aprender a criar um conteúdo inteligente, coerente com a marca e humanizado, que foque nas emoções das pessoas.

Então, é preciso ter uma boa estratégia montada e um calendário de conteúdos bem estruturado, caso contrário, não vai funcionar.

10. Não ficar julgando o trabalho do outro, focar no que podemos fazer para melhorar o nosso.


Não ficar apontando o dedo para o coleguinha e muito menos falando da "forma" que ele usa para criar seus conteúdos é importante não só pela ética, mas por respeito.

Às vezes você vai se deparar com conteúdos infinitamente melhores que os seus, algumas vezes os conteúdos tem um nível parecido e outras vezes a qualidade dos conteúdos pode ser bem menor.

Por tanto, o foco deve estar no nosso trabalho e em como podemo melhorá-lo.
Porque ficar se comparando pode acabar com a nossa motivação, principalmente quando a gente encontra alguém mais experiente que nós.

E está tudo bem, afinal, o aprendizado acontece através do tempo.


E se você tem vontade de trabalhar como Social Media, gerenciando redes sociais e criando conteúdos para seus clientes, sugiro fazer o curso "Criadores de Conteúdo", que, nesse momento, é o mais completo curso na área de Social Media e Marketing de Conteúdo.




E esses foram os meus 10 mandamentos do Criador de Conteúdo.

Se você gostou deixe o seu comentário!

Um beijão e atá o próximo post!




ME SIGA NO INSTAGRAM |  Milene Farias
ME ENCONTRE NO PINTEREST | Milene Farias

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Assim que possível venho aqui para responder você. Beijos!