Como criar um blog post que viraliza - passo a passo


Como podemos criar um blog post que viraliza?


Eu consegui fazer isso com pelo menos 7 conteúdos que me garantiram quase 300 mil acessos ao meu blog.

Um deles gerou mais de 111 mil acessos.

Por tanto, pega papel e caneta e anota todas as dicas para você arrasar nos seus próximos conteúdos e poder viralizar eles!




Um post viral é quando seu artigo criado no blog ou em alguma rede social se espalha através do compartilhamento. Esse post acaba atingindo centenas de milhares de pessoas.

E "viral" é uma expressão do marketing que vêm exatamente da ideia de algo que se espalha como um vírus. Eu, particularmente não curto muito essa expressão.

Mas, para me ajudar a explanar melhor esse assunto e te ajudar a aprender de uma maneira mais prática, eu vou baixar a guarda e usar a expressão "blog post viral". Combinado?



Então, quando um post seu viraliza ele vai acabar mostrando o seu trabalho para todas essas pessoas que ele atinge, e elas têm uma forte chance de permanecerem acompanhando o seu trabalho.


Também é importante fazer um post viral para que você consiga vender mais os seus produtos ou serviços, afinal, quanto mais gente acessando e clicando nos seus links, mais pessoas podem comprar eles.

Além disso, um blog post viral aumenta sua autoridade e melhora o seu posicionamento. Já que é um resultado que você pode e deve compartilhar com seus seguidores.

E se você trabalha com marketing, viralizar posts deve estar nas suas metas e fazer parte do seu trabalho.

Afinal, quem é que não quer ser visto por centenas de milhares, ou até mesmo, milhões de pessoas? Além, é claro, de poder faturar uma boa graninha com isso?


A MINHA HISTÓRIA COM OS CONTEÚDOS PARA BLOG

Eu sempre amei escrever para blog, e comecei, há 5 anos atrás com um mini blog sobre Organização Pessoal, chamado “Organização Descomplicada”. E alguns meses depois eu resolvi que iria fazer resenhas literárias para estimular a leitura como hábito na vida das pessoas.

Deu muito certo, e eu adorava tudo aquilo.

O envolvimento, as emoções geradas, a comunidade que criei através desses blogs! Foi tudo incrível!

Mas um dia eu decidi que queria trabalhar com a internet e ganhar dinheiro com meu blog. Porque naquele momento eu não conseguia achar uma saída para monetizar o meu trabalho.

Já que as editoras só queriam parceria, os autores brasileiros não tinham grana pra investir em divulgação, e o adsense era pouco demais pra me bancar.

Até que resolvi mudar tudo, colocar meu nome no projeto e ir falando sobre tudo o que eu achava importante para ajudar a vida das pessoas.

E um dia, decidida a transformar a realidade dos meus leitores, comecei uma série  de posts que ajudassem as pessoas a ter uma vida mais organizada e produtiva.

O resultado foi que com sete blog posts eu consegui ter mais de 286 mil acessos no meu blog, de pessoas interessadas nesses artigos e que acabaram conhecendo o meu trabalho.




Algumas delas me encontraram no instagram e outras se inscreveram na minha lista de e-mail.

O meu blog post intitulado “Como se organizar em 2019”  já conta com mais de 111 mil acessos!

E hoje quero te ensinar como fiz para ter esses resultados!

dragons' den writing GIF by CBC

UM BLOG POST VIRAL TEM UM TAMANHO PERFEITO?

Um blog post viral não tem, necessariamente, um tamanho ideal. Eu já vi blog posts viralizarem tendo menos de 800 palavras, só que o conteúdo principal deles eram fotos ou vídeos.

Por tanto, antes de definir o tamanho, defina se o conteúdo principal será foto, vídeo ou o texto em si.

No meu caso, todos que eu viralizei foram através de textos. E esse de cem mil acessos, por exemplo, é um artigo que possui mais de três mil palavras.
Porém, os outros, são artigos bem menores e chegaram a cinquenta mil acessos.

Outra coisa que vale levar em consideração: nem todo artigo produzido precisa ter a intenção de ser viral. Já que esse tipo de artigo pode demandar muito do seu tempo e energia.

O ideal é você trabalhar com um artigo viral por mês, e artigos secundários que podem dar suporte para esse artigo principal.

POR QUE AS PESSOAS COMPARTILHAM UM CONTEÚDO?

Em suma, por que eles causam alguma emoção forte nelas.

  • Ele pode ser algo engraçado, digno de marcar seus amigos, enviar para o direct ou whats app.
  • Ele pode ser algo triste, aquele tipo de conteúdo que te faz chorar. 
Por exemplo: são os posts sobre cachorrinhos que são levados para a eutanásia. O nascimento de um bebê. Um casamento onde acontece uma história emocionante. A morte de alguém narrada de forma a conectar as emoções.
  • Ele pode ser impressionante. Aqueles estilo antes e depois de alguém, de alguma casa ou objeto.
  • Ele pode ser algo útil e que finalmente ensine a pessoa sobre alguma coisa que ela já sofreu muito para aprender em diversos outros lugares, mas só com o seu conteúdo ela conseguiu compreender.
  • Ele pode gerar reflexão e estimular o diálogo. São os artigos do "O Segredo" por exemplo.
  • Ele pode entreter como os questionários ou listas do BuzzFeed. Esses mesmos questionários e listas podem gerar outras emoções como nostalgia, alegria, sensação de saber muito sobre determinado assunto e etc.

Essas são as principais razões que nos fazem compartilhar algum artigo.

Então, pare e pense sobre os tipos de conteúdos que você consome e que emoções eles geram e se fazem você tomar alguma ação. Notando isso, tente reproduzir nos seus próprios conteúdos.

PASSO A PASSO PARA CRIAR UM BLOG POST VIRAL



1. Definir o tema


O primeiro passo que você precisa dar é definir um tema relevante para o seu público.


Ele precisa ser algo que de fato vai ajudar as pessoas que estiverem lendo e que tenha haver com os conteúdos que você aborda.

Os mais comuns são artigos no formato: tutorial, manual, guia completo, passo a passo ou como fazer alguma coisa.

A exemplo desse artigo: Como criar um blog post que viraliza.

E todos essas outras opções de títulos acima, posso usar para divulgar esse post no Pinterest, no Instagram ou até mesmo, posso criar um Manual em formato PDF e usar como material de atração ou até mesmo de monetização do meu trabalho.

Por tanto, pense em um tema que você possa reutilizar de diversas maneiras, incluindo a venda dele.

2. Elencar os tópicos que serão abordados

Planejar o seu artigo é fundamental para o sucesso dele. Por tanto, pegue papel e caneta e faça um mapa mental ou um check list do que você vai abordar no artigo.

Lembre-se de que quanto mais específicos forem os tópicos, mais fácil é você criar o seu artigo a partir desses tópicos.

Além de ajudar na formatação dele, você pode e deve reutilizar esses tópicos para criar novas postagens, tanto para o seu blog como para as suas redes sociais.

Por exemplo, esse item do blog post pode virar outro post, só ensinando de forma completa a criar um mapa mental e fazer o planejamento de um bom artigo.

3. Pesquisar as palavras-chave

Tanto o Google Adwords, como o Ubersuggest ou até mesmo no google, você pode encontrar as palavras-chave ideal para o seu blog post.

Elas te ajudam a criar um bom título, a divulgar esse conteúdo e a melhorar o SEO do seu artigo.

Além disso, elas dão uma clareza maior sobre quais dos tópicos planejados anteriormente podem ser mais explorados e se tem algum que nesse momento precisamos deixar de fora.


4. Pesquisar a relevância desse tema no Pinterest e no Youtube

Com todo o planejamento em mãos, pesquise como esse assunto ou  tema semelhante está sendo pesquisado e abordado em canais como o Youtube e o Pinterest.

Ao fazer essa pesquisa você pode ter uma ideia melhor de título ou uma forma diferente de abordar o mesmo assunto que aquela pessoa pode não ter explorado.

Nesse momento você também vai identificar se o tema é muito ou pouco procurado. E o quanto ele impacta a vida das pessoas.


5. Focar em criar um conteúdo explicativo, passo a passo, um manual completo ou uma sequência de ideias que sejam totalmente fáceis de implementar

Como eu mencionei antes, não existe um tamanho ideal para que seu blog post viralize.

Mas alguns formatos podem ser mais fáceis de serem consumidos que outros.

Então, procure sempre elencar passo a passo, itens ou listas para elucidar melhor o assunto que você quer abordar.

Ao definir o formato do seu artigo, fica mais fácil o trabalho de criar os textos e imagens depois.

Essa técnica eu aprendi com o livro "A arte de escrever para a web e produzir conteúdos poderosos"



6. Usar uma linguagem simples

Não tente parecer inteligente e usar um vocabulário rebuscado ou cheio de termos técnicos - a não ser que eles sejam imprescindíveis para o seu tipo de conteúdo. Mesmo assim, facilite.

Use analogias, expressões do dia a dia que são compreendidas por todos, palavras mais simples e parágrafos mais curtos.

Tudo isso ajuda a tornar mais dinâmica a leitura e facilitar o entendimento das pessoas com o seu texto.

7. Criar infográficos que complementem ou resumam alguns dos tópicos, ou o artigo todo

Criar um infográfico é quase indispensável para tornar um artigo em algo altamente compartilhável.
Pois ele resume e compacta o conteúdo em uma simples imagem.

Por exemplo: um cronograma que eu criei no artigo "Como se organizar em 2019" foi um dos pilares e dos responsáveis por tanta visita nele.

Ao divulgar ele no Pinterest com o link do artigo esses foram os resultados:
Somente esse cronograma trouxe quase 5 mil pessoas até o artigo e ele foi visto por mais de 1 MILHÃO DE PESSOAS NO PINTEREST!

E isso tudo eu aprendi com o Curso de Pinterest, que, inclusive, super recomendo!

8. Usar imagens ao longo do artigo 


As imagens precisam complementar a ideia, gerar alguma emoção e servem também para dar um espaço pra respirar e não ficar tão cansativo ler todo o artigo.

Procure por bancos de imagens gratuitos como Unsplash, Pexels, Pixabay e Freepik.

Outra opção é você usar um GIF ou MEME. Pois eles quebram um pouco a seriedade de um artigo e divertem, facilitando a assimilação dos conteúdos e dando um gás a mais na atenção do seu leitor.

very good GIF

9. Acreditar de verdade naquilo que você está escrevendo

E um dos itens mais importantes é você acreditar no que escreve.

Quanto mais amor, paixão, conhecimento e verdade colocar no seu blog post, mais o seu conteúdo vai conectar com a outra pessoa.

Então, não escreva algo só para tentar vender algum produto ou serviço, escreva algo com a real intenção de ajudar e as vendas podem acontecer como consequência.

Inclusive, se você tiver muito medo ou insegurança para vender um produto ou um serviço, tenho um curso maravilhoso para te recomendar!

Foi com ele que eu criei coragem de vender as minhas mentorias e desde então já foram mais de 7 clientes incríveis que acabei conhecendo!

É o curso "A arte de se autopromover".

10. Revisar tudo e ler em voz alta cada frase para torná-las mais dinâmicas e curtas


Agora que seu artigo está planejado, é relevante, possui as principais palavras-chave, imagens, infográfico, foi feito com amor e verdade: REVISE TUDO!

Se puder, revise  no outro dia. Ou dê um intervalo de tempo para revisar todo ele.

Nessa fase de revisão:

  • Leia em voz alta
  • Tire parágrafos ou frases que parecem não ter muito sentido ali
  • Coloque as vírgulas no lugar certo
  • Otimize palavras e frases por outras menores
  • Quebre parágrafos maiores em trechos menores
  • Troque imagens se precisar
  • Revise seus infográficos ou crie um novo
  • E teste como ele fica no formato de visualização

NÃO COMETA ESSES ERROS AO CRIAR UM CONTEÚDO VIRAL:


  • Falar de forma superficial e não mostrar COMO fazer aquilo: traga prints, ensine um passo a passo, traga vídeos, desenhe, mas ensine o que promete.
  • Não aprofundar os tópicos que aborda
  • Não mostrar como, onde e com quem você aprendeu.
  • Só ficar preocupado com SEO e robotizar frases. Por isso: escreva e depois, na revisão, se preocupe com SEO.
Por tanto, para criar um conteúdo viral exige trabalho, empenho, dedicação e um pouco de estratégia.

E se eu te ajudei com esse guia não se esquece de deixar o seu comentário e de compartilhar esse conteúdo com alguém.

P.S. Eu levei mais de 3 horas para deixar esse artigo pronto, ajuda a Mi hehehe

2 comentários

Obrigada por comentar! Assim que possível venho aqui para responder você. Beijos!