Quantas vezes postar nas redes sociais?

Não é de hoje que a palavra CONSISTÊNCIA ora atormenta, ora agrada quem é criador de conteúdo digital ou trabalha na internet e precisa das redes sociais para escalonar o seu negócio.

SAIBA QUANTAS  VEZES POSTAS NAS REDES SOCIAIS

Mas consistência não se trata somente da frequência de postagem. Consistência tem haver com a qualidade, propósito e estratégia da marca.

Por isso, não basta postar, postar, postar e postar.

funny cat GIF

Se você não sabe como criar uma estratégia de conteúdos e como criar conteúdos de valor, me chama que posso te ajudar ;)

Recado dado, agora vamos às dicas:

BLOG POSTS

Quando postar?

DEPENDE.

Se você trabalha com seu próprio blog e também é a pessoa que precisa, meio que fazer tudo no negócio, não tem como querer quatro ou cinco postagens semanais.

Eu tento trabalhar com UMA por semana, mas até poderia fazer duas postagens por semana, visto que agora que tenho vídeo no Youtube posso reaproveitá-los algumas semanas depois.

O que eu recomendo é: poste no mínimo UMA vez na semana - sempre no mesmo dia e por volta do mesmo horário. 

Com o passar do tempo, e conforme as linhas editoriais forem sendo bem trabalhadas, dá para postar duas vezes na semana com frequência e qualidade.


INSTAGRAM

Você não tem que postar todos os dias no feed. Pode trabalhar com dia sim e dia não, ou com conteúdos de segunda-feira à sexta-feira.

Aqui volto a frisar: se é você quem cria todos os seus conteúdos precisa definir o tempo que tem para fazê-lo.

Se cinco legendas por semana fica difícil, faça três. Mas faça com qualidade, capricho e com sentido. Ela precisa ajudar o seu público de verdade.

E nada de ficar postando só legendinhas de duas linhas ou perguntas que só visam gerar comentários de "sim" e "não" ou "concordo" "discordo". Capriche, guria! É tua hora de brilhar \o/

STORIES: o ideal é postar stories TODOS os dias. 
Aparecer por lá, nem que seja para falar o que você fez ou deixou de fazer no dia é fundamental para manter ou criar relacionamento com a tua audiência. Quem não é visto não é lembrado.

Por tanto, no feed não é regra postar todos os dias, mas nos stories é imprescindível que seja feito todos os dias.

LIVES: Todos dizem que o ideal seria fazer uma por semana.
E realmente o instagram começa a entregar muito mais nossos conteúdos depois de uma live. Aumentam as visitas e também os seguidores. MAS se você não tem condições de fazer uma live semanal, faça uma por mês no começo.

Deixe marcado na sua agenda que todo segundo domingo do mês irá fazer uma live, por exemplo. E divulgue isso para a sua audiência.

Com o passar do tempo você vai se acostumando com elas e percebe que não precisa de muita cerimônia para fazer, e quem sabe começa a aumentar a frequência delas.

Foque em começar e manter o ritmo. Aumente com o tempo se achar necessário e se gostar realmente de fazer aquilo.

Se você se sente completamente perdida quando o assunto é Instagram, eu posso dar uma mega recomendação! O curso Profissionalize Insta te ensina do básico até a venda, usando apenas o teu instagram

Super recomendo ;) Dá uma conferida lá.

shiba inu dog GIF

FACEBOOK

Postar duas, três vezes por dia?

Quando eu gerenciava algumas páginas do facebook, realmente postar algumas vezes durante o dia melhorava a interação do público, desde que fosse algo interessante para eles.

Eu procurava alternar: imagem, meme, vídeo, notícia de jornal, post do blog, convite para seguir outras redes sociais.

Aqui volto a falar que DEPENDE. Depende do seu tempo, de quantos canais ou clientes precisa gerenciar, depende da tua produtividade como criador de conteúdo e do público que você tem lá.

Faça pesquisas com eles e pergunte qual horário eles costumam acessar o facebook e se gostam de uma ou mais postagens.

Uma estratégia que eu utilizava com frequência era repetir as postagens em ordens inversas de horários e dias.

Por exemplo: o que eu tinha postado hoje pela manhã, seria repostado amanhã de noite. Um conteúdo da tarde seria o da manhã ou noite do outro dia e assim por diante.


YOUTUBE

Ter um canal já é meio que requisito para crescer o nosso projeto. Porque assim como o Blog, o Youtube é uma rede de busca onde tutoriais, opinião e vlogs ajudam a mostrar o seu trabalho, facilitando você ser encontrada por lá.

A frequência ideal também depende do seu tempo e se você é quem precisa gravar e editar.

Se você não tem experiência, sugiro postar um vídeo na semana e vá criando consistência gradualmente.

Duas a três vezes na semana é o que normalmente o pessoal costuma manter no canal quando eles já têm um certo tempo de estrada e até se já possui alguém que edita os vídeos no lugar deles.

Foque na consistência: Um vídeo por semana, sempre no mesmo dia e horário.



Se você deseja trabalhar com o Youtube e criar uma verdadeira máquina de vendas, sugiro dar uma conferida no "Canal que Vende" dá pra vender até 10 mil por mês só com o Youtube. Duvida?

PINTEREST

Criar seus pins no Pinterest também não tem regra da quantidade. O importante seria pelo menos uma vez na semana subir de dois a três pins originais que irão divulgar um post no blog, um vídeo ou um post no instagram.

Mas estar lá salvando pins nas suas pastas, criando novas pastas, organizando as que já existem deve ser feito pelo menos cinco vezes na semana, durante cinco a dez minutos do seu dia.

Consistência e bons pins salvos ajudam sua conta a crescer.

TELEGRAM/WHATS

Se você possui um canal no Telegram ou um grupo no whats e costuma alimentar eles com conteúdos, também não existe uma regra, a não ser que você definiu que todo dia X irá mandar uma mensagem, e-book, dica etc.

O que eu costumo ver é que quem mantém canal no Telegram envia mensagem uma ou duas vezes na semana.

Eles mandam um áudio, às vezes longo, e outras mandam links de outras postagens comentando um pouco mais sobre elas.

Frustrated Customer Service GIF

E-MAIL MARKETING

Eu, particularmente acho CHATO quem manda TODO DIA.

Os que eu costumo ler - sim, porque eu não leio todos - me mandam a cada 15 dias um e-mail. Confesso que às vezes fico esperando um e-mail deles.

Eu estou tentando criar consistência nesse meio e mandar a cada 15 dias um e-mail para minha lista também.

Se você ainda não criou a sua, sugiro hoje mesmo começar a pesquisar como criar a sua e começar a alimentar a tua audiência, principalmente se pensa em lançar um produto ou serviço em breve.


RESUMO

Não existe regra e nem quantidade ideal. O certo é manter a qualidade e a frequência de acordo com o seu tempo, sem ser uma pessoa chata ou sem ser o mestre dos magos, que volta e meia evapora do mundo e do nada reaparece novamente com um conselho.

E principalmente, não se compare com quem posta 2x ou 3x a mais que você. Se parar para analisar eles costumam já ter terceirizado algumas tarefas mas nem contam e não precisam, ou eles só tem o canal deles para divulgar.

Eu, como Social Media, cuido de outros clientes, por tanto, divido meu tempo, e aceito que o que consigo produzir já está de bom tamanho. Pois estão gerando conexão e vendas. Então: TUTU POM!

Para que seu projeto cresça como você sonha, o ideal seria terceirizar algumas tarefas. Isso vai te dar agilidade e economizará teu tempo para você focar naquilo que já é boa. Caso não consiga, diminua o ritmo mas mantenha-se caminhando.



Gostou do post de hoje? Comenta aqui em baixo quais canais você mantém e como usa eles.


Um comentário

  1. Seu post é muito útil e informativo para um criador de conteúdo. Adorei! Já sigo algumas dicas daí, mas é sempre bom receber mais. Já estou seguindo o blog.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Assim que possível venho aqui para responder você. Beijos!