COMO LIDAR COM A PROCRASTINAÇÃO


Procrastinar é ruim, mas infelizmente é da nossa natureza.



Há milhares de anos atrás os primeiros homens precisaram aprender a se adaptar no meio em que viviam, por isso, procrastinar desde sempre é colocar outra tarefa na frente de uma que já havíamos planejado.

No caso, ele saia para caçar e se deparava com um predador que queria devorá-lo. Nosso cérebro automaticamente nos protege, assim, mudava o foco da nossa atenção: “salve sua vida! Corra!”

Hoje em dia os “predadores” são as redes sociais, o youtube, a netflix etc. Quem nunca? Procrastinar é o legítimo: "depois eu faço" que nunca vai ser feito ou é feito no prazo limite gerando estresse e até mesmo um resultado insatisfatório.

Mas e porquê é preciso aprender a lidar com a procrastinação? Primeiramente porque é da nossa natureza e também porque uma vida mais produtiva nos torna pessoas mais equilibradas, tranquilas e que sabem o que priorizar. Evitar o estresse e uma vida sempre no limite vai preservar nossa saúde, tanto física quanto mental.

       |Você pode gostar dessa leitura: Aprenda a definir prioridades

E para alcançar essa serenidade de vida e aproveitar o que ela tem de melhor para oferecer, a gente precisa parar de achar desculpas para não fazer as nossas tarefas. Precisamos trabalhar a nossa auto-disciplina, nosso rendimento nas atividades do dia a dia e principalmente aprender a criar uma rotina mais produtiva.



Procrastinar é ruim quando sempre colocamos coisas menos importante na frente de algo que sabemos que precisamos fazer, gostando ou não. Mas vale lembrar que ela não é de toda vilania. Procrastinar é bom quando damos um descanso para nosso corpo, quando desligamos um pouco e fazemos aquilo que a gente gosta.

A procrastinação ativa uma região no cérebro chamada de “recompensa”, que é algo que nos faz sentir bem, felizes e preguiçosos. O nosso cérebro detesta gastar energia à toa, por isso, se vamos estudar ou fazer uma tarefa que exija concentração e foco, isso demanda energia, coisa que ele não quer perder, por isso começa a enviar mensagens para gente acessar “só um minutinho as redes sociais” e quando vemos lá se foram preciosas horas.

Por tanto, aprender a lidar com a procrastinação é saber equilibrar nossas atividades  durante o dia e definir quando ela pode ser boa e quando é ruim.

    | Você pode gostar desse artigo: 6 MANEIRAS DE FUGIR DA PROCRASTINAÇÃO

Algumas maneiras de criar uma rotina produtiva e evitar procrastinar pode ser, por exemplo, criar horários fixos para algumas atividades, começar o dia pelas coisas mais difíceis, dividir as tarefas durante o dia ou a semana, comemorar quando concluímos alguma tarefa e principalmente aprender a se planejar.

Infelizmente a desorganização contribui com a procrastinação. Elas são amigas, mas sabem aquelas companhias que nossa mãe sempre disse que não são boas? Pois é. Cuidado com elas! Para uma vida produtiva o equilíbrio é a chave.


Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Assim que possível venho aqui para responder você. Beijos!