[DESENVOLVIMENTO PESSOAL] Autoestima - como fortalecer a sua

Como está a sua auto estima? Ou melhor, como você define auto estima?




O normal é acharmos que autoestima é aquilo de se sentir linda, poderosa, inteligente e também é. Mas a gente esquece um aspecto muito importante: ter auto estima é, acima de tudo: se conhecer. E quando você se conhece vai encontrar muitas coisas que não gosta muito e é isso que faz com que tenhamos o poder de mudar.

Por exemplo, fazendo uma análise da minha pessoa eu posso concluir que tendo a ser controladora e impulsiva. O primeiro pensamento que a gente pode ter é: ah mas eu não consigo mudar, sempre fui assim. Muito cuidado com a Síndrome da Gabriela que nasce assim, cresce assim e vai ser sempre assim.



Se você reconheceu que tem algo no seu comportamento ou na sua aparência física que você não goste você pode tomar três atitudes: a primeira é aceitar gostando daquilo, a segunda é não gostar e tentar mudar aquilo e a terceira é não gostar daquilo mas não fazer nada para mudar. Essa terceira atitude corrói você por dentro. Não fazer nada é muito pior que fazer algo e acabar errando.

Autoestima é identificar o que eu sou, como eu sou, como o mundo me vê e como eu vejo o mundo e depois disso decidir o que fazer com essas informações.



Por isso hoje eu vou te dar 6 dicas para melhorar a sua autoestima

1. Faça uma autoanálise

O que está legal e o que não está. Algo precisa mudar? Então defina como. Tem coisas que te incomodam de alguma forma mas que você não pretende mudar? Então vamos para o segundo passo.

2. Aceite-se

Olhar no espelho e dizer: eu me amo e me respeito do jeito que sou é algo libertador. Como eu disse: peça feedbacks para pessoas que você confia. Tem certas coisas que nos incomodam mas que os outros sequer dão bola. Muitas das coisas que afetam nossa autoestima é produto da nossa própria cabeça. 

3. Não se compare com ninguém 

A única pessoa que você precisa comparar é aquela que você foi ontem. Pronto, falei. Você nunca, jamais vai ser parecido ou igual a outra pessoa. Você é único e é isso o que te torna especial.




4. O que funciona para você

Se o que te ajuda a ser mais confiante é praticar um exercício físico, é sair e comer pipoca com os amigos ou é praticar uma dança isso não importa. Você tem que fazer algo que funcione para você. Teste coisas e sinta como você reage após realizar essa tarefa. Se te faz se sentir mais motivada e autoconfiante, continue fazendo.


5. Pratique o exercício da gratidão

Esse é um poderoso exercício para aumentar sua autoestima. Agradeça mais do que você critica. Se force a agradecer. Faça isso em voz alta no começo para que seu cérebro entenda que é isso que precisa ser feito. O ato de agradecer, já foi comprovado pela neurociência, ativa uma região do cérebro conhecida como Sistema de Recompensa que libera no nosso corpo uma sensação de bem estar.



6. Não se cobre tanto

Não queira ser perfeita, não fique com medo de cometer erros. Não fique se culpando quando algo não dá certo ou quando alguma pessoa age com você de uma forma que te magoe. Seja mais leve. Faça mais piadas mesmo com situações difíceis. Se estiver chorando tente soltar um sorriso no final e agradeça pelo momento, que mesmo ruim, vai te ensinar preciosas lições.


Ter uma autoestima blindada de tá o poder que você precisa para se manter protagonista da sua história e ter uma vida de alta performance.


Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Assim que possível venho aqui para responder você. Beijos!