[ORGANIZAÇÃO PESSOAL] Como eu me organizo - ferramentas e técnicas

Olá! Sejam muito bem vindos meus novos leitores aqui do blog e para os antigos leitores hehe desculpem o sumiço. Vou explicar é agora mesmo!

Eu estou fazendo faculdade agora (voltei aos estudos formais, isso mesmo) e também estou trabalhando o dia todo fora, além disso, eu comecei meu plano de negócios para meu projeto que ainda sairá esse ano, por isso precisei focar em algumas coisas e deixar outras para voltar depois. Infelizmente eu não tinha me programado com postagens, por isso ficou sem conteúdo novo por aqui. E é melhor não ter nada do que ter qualquer coisa ali sem sentido.


Por isso, hoje gostaria de compartilhar como é a minha rotina e como eu me organizo.


Primeiramente eu gostaria de dizer que essa é a rotina real e não a ideal, e que tudo depende da nossa energia física e mental. Ultimamente tenho me cansado bastante, por isso meu ritmo diminuiu e por consequência minha produtividade também.

A minha semana era organizada assim:

Segunda: trabalho (manhã e tarde) blog (noite)
Terça: trabalho (manhã e tarde) Faculdade (noite)
Quarta: trabalho (manhã e tarde) Faculdade (noite)
Quinta: trabalho (manhã e tarde) Faculdade (noite)
Sexta: trabalho (manhã e tarde) cursos online (noite)
Sábado: criar artigos e desenvolver ebooks
Domingo: tirar fotos, gravar vídeos e programar a semana

E estava dando certo, até eu cometer aquele erro básico de se preocupar demais com as coisas (no meu trabalho), de querer tudo perfeito e de negligenciar minha saúde mental. Eu sou muito exigente, mesmo. Trabalho com procedimentos e manuais e quando ocorrem falhas na execução deles eu fico muito estressada. Eu é que sou perfeccionista demais, não precisaria eu levar tudo tão ao pé da letra. Mas enfim, surtei.

Resultado: dormi mal, tive crises de ansiedade muito graves, engordei, passava o dia com dores no corpo, sem falar das enxaquecas. E minha amiga depressão me deu uma puxada pra baixo. Foi uma fase bem complicada.

Sad Spongebob Gif GIF by SpongeBob SquarePants

Enfim, posso dizer que esse trimestre foi um divisor de águas na minha vida e resolvi que essa não é a que eu quero pra mim.

Por isso, resolvi tirar meu projeto do papel e comprei uma mentoria.
Então estou focando nos meus estudos e nessa mentoria, por isso me obriguei a deixar um pouco de lado o blog para poder descansar e fazer uma coisa que há muito não fazia: tirar um bom cochilo no domingo a tarde.

Então, meus queridos leitores, não aconselho a prejudicar a sua saúde física e emocional em detrimento dos outros, de coisas que não dependem de você. Não se cobre tanto e nem seja tanto perfeccionista. O feito é sempre melhor do que o não-feito. E as coisas não vão acontecer sempre conforme o planejado, tente olhar para as coisas boas que acontecem e não apenas focar no problema. Releve mais. Não se preocupe com o que os outros vão pensar, pois nunca vamos saber mesmo e nem devemos saber. Sua paz depende apenas de você.

Dicas dadas e desabafo feito (haha) agora vou compartilhar como me organizo e como estou me reestruturando, coisa que não é nada fácil, mas vai dar tudo certo. Anota ai:

mary steenburgen writing GIF by The Orchard Films

1. Google Calendar

Usar uma agenda eletrônica me deu mais liberdade. Posso acessar de onde eu estiver e organizar por cores, posso remover atividades sem rabiscar nada, posso ter mais autonomia sobre ela.

Dessa forma, passei a me organizar melhor respeitando o meu tempo e a minha energia. Diminui o ritmo. Fui mais assertiva nos meus compromissos e me senti mais produtiva quando passei a fazer menos coisas no dia, mas respeitando minha energia.

Resultado de imagem para google calendar
Modelo de calendário retirado da internet para ilustrar
Teste usar uma agenda eletrônica e depois me diz o que você achou.


2. Google Keep

Lembram-se que eu sempre falo da importância que é ter um bloco de notas e usar listas para ser mais produtivo? Pois eu resolvi o meu problema!

Descobri esse aplicativo nesse mês e já implantei ele até mesmo na empresa onde trabalho para gerenciar melhor as atividades da equipe. Elas amaram o aplicativo.

Para os posts no blog também uso e têm me ajudado a organizar de uma forma mais prática as postagens. Eu organizo por tópicos e depois apenas colo aqui para desenvolver esses tópicos.

Os projetos mais simples eu também organizo ali. Vou listando tudo o que precisa ser feito. Como, por exemplo, "Organizar o chá de Bebê da minha irmã"



Ele é super simples de usar e vai te dar uma mão na hora de organizar suas tarefas e projetos. Num post que estou preparando vou te ensinar a usá-lo, bem direitinho mas vai dando uma olhada nele para ficar mais a vontade depois.




3. Planner

Kate Mckinnon Weekend Update GIF by Saturday Night Live

Comprei um planner na tentativa de arriscar para ver se eu me organizava melhor e na verdade tenho usado ele para registrar o que eu fiz no dia.

Como já uso o google calendar para compromissos e o keep para gerenciar minhas atividades, achei que seria uma ferramenta de relatório mesmo e me faz perceber qual dia eu produzo mais.

Por isso eu sei que ano que vem não usarei um planner, ainda que esse foi super em conta (gastei menos de R$ 26,00).


4. Pasta Sanfonada

Como estou fazendo faculdade, preciso organizar a papelada que a gente sabe que tende a acumular.
Ai organizo as folhas de rascunho, os mapas mentais e resumos. Tudo num lugar só. Para não ficar acumulando um papel em cada lugar e depois acabar perdendo ou tendo que imprimir de novo.


5. Regra dos 15 minutos

Todos os dias, durante 15 minutos eu arrumo a casa. Pego um saco de lixo vou circulando pela casa toda e descarto coisas que não tem utilidades. Nessa mesma "passada" eu devolvo itens que estão fora do lugar. Nesses 15 minutos dá para dar uma geral na casa e organizar aquilo que fica extraviado provocando aquela bagunça.

Animated GIF

Todos os dias eu também tiro 15 minutos para arrumar um cômodo da casa. Aí no dia que preciso fazer a faxina geral não fica tanta coisa para ser feita.

6. Meditação para organizar o emocional

Atletas de alto rendimento precisam ter um corpo no nível máximo do desempenho e para isso eles se alimentam bem e treinam muito.
Eu trabalho criando conteúdos, fotos e vídeos. Meu cérebro precisa estar bem. Meu coração precisa estar bem. Por isso, cuidar da saúde mental é parte fundamental para organizar melhor as coisas.

zen bruce lee GIF

Pratico, atualmente, 5 minutos de meditação no dia que vou ir avançando com o passar do tempo. Não adianta forçar agora fazer 30 minutos, e outra que não disponho de muito tempo também.

Por tanto, medite, ore, faça yoga, corrida ou pratique algum esporte. Mas organize sua saúde antes de querer organizar o resto das coisas da sua vida.
Organização não é sobre a sua gaveta, é sobre você.

7. Exigir menos da minha rotina

happy 90s GIF by Lara Schnyder

Não tenho me cobrado tanto se não consegui estudar 3 horas naquele dia. Se eu estudar 1h e aproveitar muito bem aquela hora ali, já valeu a pena.

Tenho ligado o sensor do "pare de se cobrar tanto quando o momento não permite isso". De nada adianta eu querer me cobrar que tenho que escrever 1 post todo dia e escrever um ebook em 1 semana se estou trabalhando fora e estudando na maior parte do tempo.
A partir do momento em que eu tiver "apenas isso" para fazer, aí sim a cobrança vai mudar.

Aceite a realidade que está vivenciando e se prepare, mesmo que devagar, para a nova fase que você deseja. Esteja preparado para as mudanças. Lembre-se sempre que a direção é mais valiosa do que a velocidade que se percorre um caminho.

...
Então gente, essas são as ferramentas e técnicas que estou usando na minha nova rotina para organizar os pensamentos e minhas atividades.
Espero que vocês tenham gostado e que esse post tenha lhe ajudado de alguma forma.

Um super beijo e fiquem bem!


Me encontre no instagram | @milenefarias_
Me encontre no Pinterest | Milene Farias


Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Assim que possível venho aqui para responder você. Beijos!