[PRODUTIVIDADE] 6 maneiras de fugir da procrastinação

O QUE É PROCRASTINAÇÃO?

Procrastinar é o ato ou efeito de adiamento, demora, delonga, transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar.

É o legítimo: "depois eu faço" que pode ficar sem fazer ou terá de ser feito na data limite e ai causa um estresse desnecessário.



Mas e porquê é preciso fugir da procrastinação? Porque ser uma pessoa mais produtiva vai te tornar mais realizada, mais tranquila e com toda a certeza vai te levar para mais perto dos seus objetivos e sonhos.

E para alcançar essa serenidade de vida e aproveitar o que ela tem de melhor para oferecer, você deve, com toda certeza, parar de uma vez por todas de procrastinar, de achar desculpas para não fazer as suas tarefas.

Dito isso, anota aí essas dicas!


1.EXIJA MENOS DE VOCÊ


Certamente, esse foi um dos erros que eu mais cometi.
Achava que ser produtiva era conseguir fazer 20 coisas no dia, mas depois de 1 ano e meio e uma crise de ansiedade grave eu pude perceber que ser produtiva é saber usar a energia de forma correta. E não se sobrecarregar de tarefas.

Antes eu criava uma lista semanal com diversas atividades e fazia o máximo de esforço para cumprir todas elas e percebi que isso era um grave erro. Quando eu não conseguia cumprir boa parte delas durante o dia e a semana eu me sentia culpada, improdutiva e com a sensação de que eu não tinha conseguido fazer nada. Isso me deixava muito mal e a cobrança que eu fazia era muito alta.

Passei a cuidar mais da minha saúde física e emocional, analisar melhor meu tempo e respeitar minha energia. Agora, ao invés de ter uma lista com 15 coisas para fazer no dia eu tenho somente 5 ou 8 (dependendo do tempo que levaria para realizar a tarefa).

Exigir demais de você pode saturar sua saúde emocional, física e mental. A exigência de sempre doar-se 110% pode acabar nos deixando doentes. Muito cuidado!

Ser produtiva é fazer uma tarefa bem feita, respeitando sua saúde e prezando pela qualidade de vida. 

De nada adianta fazer 10 tarefas mais ou menos, ficar cansada e sobrecarregada. É muito melhor realizar 5 tarefas bem feitas e que não vão ter retrabalho e te deixarão plena.


2. DIVIDA AS TAREFAS

Dividir as tarefas é essencial para manter um ritmo de trabalho mais produtivo e também de respeitar o nosso tempo.

Você pode dividir com outras pessoas as tarefas de casa e do trabalho ou analisar todas as tarefas da semana e dividir pelos dias.

Às vezes entramos em desespero com atividades muito difíceis ou que exigirão bastante tempo. Nesse momento seria fundamental quebrar essas tarefas em duas ou três partes. Funciona mesmo, pode testar.


3. FAÇA O MAIS DIFÍCIL PRIMEIRO

Eu sei que dá um desânimo pensar na coisa mais difícil que você tem para fazer naquela semana, mas precisa começar por ela, já que nossa energia está em alta, assim, teremos mais foco, cautela e evitaremos possíveis erros.

Deixar sempre para depois é um erro grave. Não adie. Quebre em pequenas partes, peça ajuda, mas não deixe para depois.

4. FUJA DOS LADRÕES DE TEMPO

O próprio Daniel Goleman disse que estamos vivendo uma era em que há tantas distrações que conseguir focar numa tarefa ou num projeto só é o maior desafio da nossa cultura.

Não só as redes sociais, mas a TV, jogos de video-game, conversas aleatória no trabalho entre outros.

Os ladrões de tempo estão aí, te rondando e só esperando para lhe tirar várias e impressionantes horas do seu dia. Tome cuidado. 

Diminua aos poucos o uso deles. Eu quase parei de usar Facebook (entro apenas 1 vez de noite cerca de 20 a 30 minutos) o instagram entro ao meio dia e as postagens eu deixo programadas ainda no sábado ou no domingo. No final de semana reservo 1 hora e meia para responder comentários e interagir com os amigos.

Ainda preciso cortar o tempo desperdiçado com a televisão, eu perco facilmente uma noite com ela assistindo filmes ou programas da Discovery. Já fiquei 2 meses sem ver televisão e senti que minhas horas pareciam se multiplicar para conseguir ler meus livros e escrever. Era como mágica haha

Tome pequenas medidas e vá intensificando elas.


5. PENSE NO SEU "EU" FUTURO

Nada mais inspirador do que lembrar quem queremos nos tornar, aonde queremos chegar e o que desejamos conquistar para evitar procrastinar alguma tarefa.

É preciso olhar no espelho, encarar bem no fundo dos olhos e dizer em voz alta "você vai lá e vai fazer essa tarefa (diga qual tarefa) e vai ser a melhor coisa que você vai fazer hoje"!
Foco nas metas e fé em si mesmo!

Pense em quem quer ser no futuro e onde quer chegar. Essa tarefa ou projeto vai fazer parte disso? Então foque nela, pois vai valer a pena.


6. COMEMORE SUAS CONQUISTAS

Conseguiu escrever aquele post hoje? Conseguiu montar seu plano de negócios? Conseguiu finalizar aquelas duas tarefas que você já tinha adiado há 1 semana? Comemore!

Comemore cada singela conquista. Vá tomar um sorvete, um café com uma amiga, vá fazer as unhas, tire um final de semana para ver Netflix... Comemore as atividades realizadas. Isso te motiva a fazer mais. Pois seu cérebro entende que se fizer algo bem feito vai ganhar uma recompensa.


Se você gostou desse post não deixe de compartilhar com seus amigos.
Deixe seu comentário sobre qual das dicas vai colocar em prática hoje mesmo!

Um super beijo!


Me encontre no instagram | @milenefarias_
Me encontre no Pinterest | Milene Farias

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Assim que possível venho aqui para responder você. Beijos!