[ORGANIZAÇÃO PESSOAL] Quais materiais são necessários para organizar os estudos?

em terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

E chegou a época de retornar para a sala de aula. Algumas pessoas terão sua primeira experiência, outras estarão retornando das férias. E sempre bate aquela dúvida, mas que material de aula seria necessário ter para manter em ordem meus estudos?


Pensando nisso, e levando em conta que também voltei para a faculdade esse ano, resolvi criar uma lista de materiais importantes para manter os estudos organizados.


1. CADERNO

Claro, o básico, né. Mas diante das mil opções, qual caderno comprar?

O que eu sugiro: verifique quantas matérias você irá fazer.

Geralmente são 5 na faculdade. Nesse caso o ideal seria 1 caderno de 10 matérias onde ficaria separado 2 matérias do caderno para cada disciplina. Geralmente isso é o suficiente.

Caso você tenha uma matéria de cálculo, sugiro deixar 3 matérias do caderno pra ela, pois usa-se bastante devido aos exercícios que são necessários fazer.

Se for para o Ensino Médio, sugiro um caderno de 10 matérias para as disciplinas de Química, Física e Biologia, um caderno de 10 matérias para as disciplinas de História, Geografia e outras ciências humanas, um caderno de 15 matérias onde você vai dividir entre Português, Literatura e Língua Estrangeira e Matemática, ou apenas um para matemática.

O ideal seria você analisar os horários de aula para então colocar as disciplinas em cada caderno, para diminuir assim o peso da mochila.

Se você quiser ter um caderno de uma matéria para cada disciplina, nada impede também.Vai do seu gosto pessoal.

Cadernos happen



2. CANETAS, MARCADORES DE TEXTO, LÁPIS, BORRACHA, CLIPS, GRAMPEADOR, ESTOJO.

Canetas pretas ou azuis e uma caneta vermelha já atendem sua necessidade. Sugiro comprar marcadores de texto coloridos, que esses sim vão te ajudar a organizar as aulas em seus cadernos.
Lápis e borracha são itens básicos também. 
Clips e Grampeador são itens fundamentais que vão te ajudar a organizar os papeis de uma melhor forma.

#ideias #studying


3. PASTA SANFONADA 12 DIVISÓRIAS

Muita gente não se liga nesse item aqui.

Uma pasta sanfonada vai te ajudar a organizar trabalhos, provas e materiais extras.

Afinal, não tem nada pior do que uma penca de papeis amassados, com orelhas, ou até mesmo sujar ele na mochila ou pasta e acabar extraviando alguma coisa importante.

Você pode organizar sua pasta por matérias ou por contextos.

Eu organizo assim: as disciplinas que estou cursando, trabalhos para fazer, trabalhos feitos, pesquisa para trabalhos, resumos e mapas mentais, exercícios, materiais extras e rascunhos.
CHROMATIC PASTA SANFONADA - Tok&Stok

4. AGENDA

Não perca os prazos!

Evite a dor de cabeça de esquecer a data de entrega de um trabalho, acumular matérias e ter que virar a noite estudando para a prova e etc.

Use uma agenda para organizar provas, trabalhos e apresentações. Se uma de papel não se adequar na sua rotina, sugiro usar o Google Calendar ou o calendário do Outlook.



5. FOLHAS EM BRANCO

Ter folhas em branco não só para imprimir seus trabalhos mas para te ajudar na hora de estudar também é bem importante.

Eu faço mapas mentais para resumir os conteúdos e ficar mais fácil para estudar. Você pode usar como esboço de um projeto, pesquisa ou artigo científico.


6. POST IT MÉDIO/GRANDE e POST IT MARCADOR DE PÁGINA

Quill & Scroll — Back to school in two days and I can’t be more...

Os post its são usados para anotar informações extras, lembretes, coisas importantes, datas e nomes que você pode esquecer facilmente.

Use os médios ou grandes, pois um muito pequeno pode ser ruim de anotar as informações.

Os post its marcadores de página são usados para apontar coisas importantes que certamente vão cair na prova ou coisas que você não aprendeu ou não tem muita segurança. Na hora da revisão foque nelas!


7. CAIXA DE ENTRADA FÍSICA

Você pode usar sua pasta para organizar os papeis, mas ainda assim vai acumular outros tipos de papeis, folders, boletos e etc. Tenha uma caixa de entrada física para jogar tudo ali num mesmo lugar que depois será processado e então armazenado no lugar correto.

Por exemplo, você está fazendo mapas mentais, finalizou o que precisava e vai dormir agora. Se a preguiça de guardar eles for grande, apenas coloque na sua caixa de entrada que amanhã ou no final de semana você vai analisar tudo o que tem na sua caixa de entrada e armazenar no local adequado.


8. SE O SEU CURSO EXIGE, ADQUIRA A CALCULADORA

Ela pode ser simples, pode ser a calculadora científica ou a HP12C. Confira com seus professores.


ITEM EXTRA QUE É OPCIONAL

Explore jessicalaurenphoto's photos on Flickr. jessicalaurenphoto has uploaded 1693 photos to Flickr.

Ter um quadro pequeno branco ou daqueles quadros verdes-escuros, pode até mesmo ser um papel contact preto fosco. Ter no seu canto de estudos esse quadro vai te auxiliar para estudar para uma prova ou organizar uma pesquisa, trabalho ou projeto.

Essa técnica eu sempre usei para aprender de verdade uma matéria, pois não há mais eficiente para aprender algo do que ensinar alguém e esse alguém não precisa de fato existir, apenas dê uma aula sobre o assunto estudado usando o quadro e ali vai aparecer todas as suas dúvidas.

Olhem só essa imagem que nos mostra como aprendemos:


Aprendizado

Espero que eu tenha te ajudado com essas dicas de quais materiais de aula você precisa comprar para manter seus estudos organizados.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário e recomende ele para seus amigos.

Beijos e até a próxima dica.



Me encontre no instagram | @milenefarias_
Me encontre no Pinterest | Milene Farias

Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Assim que possível venho aqui para responder você. Beijos!