"Vocês precisam ler" "Para fazer uma boa redação é preciso ler muito" "pessoas que leem vivem mais" "o cérebro tem que se exercitar". As suas professoras do fundamental e do ensino médio bem que tentaram, mas elas podem nunca ter lhe dado uma boa explicação que te estimulasse a ler. Por isso resolvi compartilhar um pouco do que eu aprendi com a vida e com a faculdade (sim, já cursei letras) sobre a importância da leitura.
Na linguística estudamos muitos conceitos e dois deles eu considero essencialmente importantes: o paradigma e o sintagma. "Hiii lá vem termos difíceis, nomes complexos e coisas chatas de língua portuguesa." - Calma eu também tinha pensado assim, mas quando descobri o significado dessas duas palavrinhas nada simpáticas foi como se uma lâmpada surgisse na minha mente e iluminasse todas as ideias e dúvidas.
Vou explicar cada uma delas.
Paradigma é tudo aquilo que aprendemos da nossa língua: são as palavras, as ideias relacionadas a elas, as frases que podemos formar e também as regras da língua. O sintagma é tudo o que manifestamos do que aprendemos. Se você aprende a frase: "eu amo você" quando é criança, logo vai dizer num ato de repetição, e mais tarde vai reproduzir essa mesma frase compreendendo o sentido dela, percebem? O sintagma é o sentido que as palavras têm e é a manifestação do paradigma.
E é por isso que alimentar nosso paradigma é essencial pra que possamos nos comunicar melhor, expressar nossos sentimentos de forma mais clara e para que consigamos compreender mais facilmente o mundo.
Se você lê bastante, vai aprender sempre novas palavras, novas combinações delas e depois vai passar a reproduzi-las em seus diálogos e em sua escrita.
Você pode gostar do artigo | 5 livros que todo jovem deveria ler
Você pode gostar do artigo | 5 livros que todo jovem deveria ler
Sabe aqueles textos maravilhosos da Martha Medeiros? Nós lemos e entendemos todas as palavras, não é verdade? Compreendemos cada frase. Mas aí pensamos: "nossa, mas como eu não consigo escrever isso tão bem quanto ela? " Porque a combinação de palavras na cabeça desses grandes escritores, poetas e músicos é muito maior que a nossa devido à imersão nas mais diversas leituras e a prática desenvolvida da escrita.
A partir do momento que você começa a ler mais - livros de todos os gêneros - você passa a ter um maior número informações acerca da língua. Aquele branco que surge no momento que você precisa substituir uma palavra vai aos poucos se extinguindo porque na sua cabeça agora é jogo rápido. Numa única frase você consegue combinar as palavras de diferentes formas para expressar a mesma ideia.
Leia também | Como ser um leitor crítico
Leia também | Como ser um leitor crítico
Por isso, ler é parte do nosso processo de aprendizado e compreensão do mundo. Alimente seu paradigma. Siga os conselhos das professoras lá do início do texto. Vamos ler?
"Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar" SUASSUNA, Ariano.
0 comentários. Clique aqui para comentar também!
Obrigada por comentar! Assim que possível venho aqui para responder você. Beijos!