[ORGANIZAÇÃO PESSOAL] Aprenda a definir prioridades

O que é prioridade para você?

Embora o dicionário nos diga que prioridade é aquilo que ocorre em primeiro lugar, não é assim que devemos compreender o conceito de prioridade em nossas vidas.

Prioridade é aquilo que somente você pode fazer e mais ninguém.

E entender isso é fundamental para que se tenha uma vida mais organizada e com mais sentido. Afinal, nada pior do que não sabermos o que realmente importa e onde devemos focar nossa energia, tempo e dinheiro.




Como identificar as minhas prioridades?

Primeiramente você deve listar tudo aquilo que você faz ou precisa fazer. Incluindo os seus papeis na vida. Como, por exemplo: papel de esposa, mãe, aluna.
As responsabilidades: treinar novos funcionários, criar conteúdos, gravar videos...

Se nessa lista que você fez, por exemplo tinha dez tarefas ou projetos e você identificou que sete deles dependem unicamente de você. É ali que deve estar sua atenção, foco e tornar-se sua prioridade.

Essa lista pode ser feita num contexto geral, para saber que rumo sua vida está tomando analisando o que está tratando como prioridade ou no dia-a-dia para realizar tarefas e projetos.


Sempre há alguma coisa que pode ser delegada ou que você pode receber auxilio para executá-la e quem sabe são coisas que realmente precisam de ajuda para serem realizadas, mas você não consegue visualizar isso.

O que eu sempre oriento é que se faça um mapa mental sobre a sua vida, suas tarefas e responsabilidades. E então pare para analisar as coisas que dependem totalmente de você, as coisas que você poderá pedir auxilio e as que pode delegar ou simplesmente cortar da sua rotina.





O que cortar da rotina?

Tudo aquilo que demanda muito tempo e energia e não precisaria estar sendo feito por você, deve ser cortado. Tudo aquilo que não te traz retorno algum, ou pouco retorno, seja ele qual for: financeiro, conhecimento, networking etc. Deve ser cortado. Tudo aquilo que não está mais alinhado com o seu propósito de vida ou valores, deve ser cortado.

Quase sempre essa não será uma decisão fácil. Mas é preciso pensar com estratégia e isso requer abrir mão de algumas coisas. É preciso aprender a valorizar o seu tempo e a sua energia. Eles são sagrados difíceis de serem recuperados.

  Aprenda a otimizar a sua vida e ganhe     mais tempo para fazer as coisas que gosta com mais qualidade e de forma saudável.

Quando aprendemos a definir prioridades passamos a focar no que realmente importa. E é bem mais fácil tirar da nossa vida aquilo que não nos oferece crescimento.

Saber definir as nossas prioridades nos diz muito sobre a forma que tratamos a nós mesmos e como nos respeitamos. Eu sempre digo que quem não tem prioridade definida vira um faz-tudo que não leva a lugar nenhum.

Faça uma lista com as coisas mais importantes da sua vida e que podem ser adaptadas na sua rotina. Passe a valorizar mais essas atividades ou esses papeis que desempenha e eu tenho certeza que o resultado virá para qualquer que seja o seu objetivo.

Se esse post te ajudou de alguma forma não se esqueça de compartilhar com seus amigos e deixar o seu comentário.



Me encontre no instagram | @milenefarias_

Me encontre no Pinterest | Milene Farias

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Assim que possível venho aqui para responder você. Beijos!