[ORGANIZAÇÃO PESSOAL] 5 segredos para ter uma boa noite de sono

Olá pessoal! Como vocês estão?
O post de hoje tem a intenção de ajudar você a ter uma boa noite de sono e, por consequência, ter um dia super produtivo!



Então pega papel e caneta e anota essas super dicas:

1. ALIMENTAÇÃO

A alimentação depois das 18h00 precisa ser leve e rica em fibras, vitaminas e proteínas.

Prefira comer saladas e coisas mais leves e jante pelo menos 2 horas antes de dormir. Se precisar comer alguma coisa nesse intervalo coma maçãs, aveia ou outros alimentos ricos em fibras. 

Alimentos fontes de fibras
  • Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja em grão).
  • Grãos, farelos e farinhas integrais (arroz, linhaça, aveia, cevada, milho, trigo).
  • Pães e biscoitos integrais (centeio, farinha integral, milho).
  • Cereais instantâneos e matinais.
  • Vegetais: agrião, alface, abóbora, abobrinha, aipo, aspargos, beterraba, brócolis, couve, acelga, batata-doce, rúcula, escarola, erva-doce, espinafre, repolho, salsa, cebolinha, cebola, cenoura crua, couve-flor, milho verde, nabo, pepino, pimentão, quiabo, rabanete, tomate cru, vagem.
  • Frutas: abacate, abacaxi, ameixa fresca, ameixa seca, amora, banana, caju, cereja fresca, coco fresco e/ou seco, damasco seco, figo fresco e/ou seco, goiaba, kiwi, laranja (com o bagaço), maçã com casca, manga, maracujá, mamão, melancia, melão, tangerina, morango, nectarina, pera com casca, pêssego com casca, tâmara, uva fresca e passa.

Evite comer carnes, frituras e comidas muito gordurosas. Elas demoram para serem digeridas e podem causar desconforto para você dormir.

2. DESCONECTE-SE

A luz da tela de aparelhos eletrônicos pode causar insônia já que compromete a produção de um hormônio chamado melatonina.
Esse hormônio tem a função de mandar uma mensagem pro cérebro de que ele precisa começar a relaxar o corpo e induzir ao sono, já que a luz natural diminuiu.
Ao usar aparelhos como celular, tablets ou computadores a luz atrapalha essa função do hormônio e causa uma confusão no cérebro, pois ele não entende se é para desligar ou não.

insomniac GIF


Por isso, adote o hábito de não usar nada de aparelho eletrônico, pelo menos 50 minutos antes de dormir. Se isso for muito difícil no início, e será, tenho quase certeza, comece com 20 minutos ou meia hora.

Desconectar-se é muito importante para uma noite de sono com mais qualidade.


3. ORGANIZE SUA MANHÃ

Deixe suas roupas, calçados, bolsas e equipamentos organizados e já separados prontos para serem utilizados assim que acordamos e precisamos sair de casa.
Esse método economiza tempo e evita esquecimento.

Além disso você vai dormir mais tranquilo sabendo que as coisas estão encaminhadas. Ao acordar não terá o estresse de virar as roupas atrás da meia ou da camisa que precisa utilizar e pode até evitar gafes como usar sapatos diferentes ou roupas viradas, principalmente naqueles momentos que você acaba acordando em cima da hora.


california king bed GIF



4. RELAXE SEU CORPO E SUA MENTE

Para ter uma boa noite de sono é preciso relaxar o corpo e a mente, certo? E como isso poderia ser possível?
Ao seguir esses passos é bem provável que isso ocorra:

  1. Tome um banho morno. Ele relaxa os músculos e ajuda a ativar a melatonina.
  2. Tome um chá calmante ou apenas 1 copo de água. Evite café ou bebidas alcoólicas.
  3. Crie um diário da gratidão e escreva nele três coisas que você é grata pelo seu dia. Se não quiser escrever apenas recite em voz alta.
  4. Se ainda assim for difícil relaxar a mente, sugiro que coloque tocar uma oração da gratidão ou uma meditação.
Oração da Gratidão

Música relaxante para dormir profundamente




5. ENCONTRE SUA MÉDIA IDEAL DE HORAS PARA DORMIR BEM

Dormir 8 horas por dia não é regra. Tem gente que precisa de 7 horas, outros de 6, alguns de 9. 
Teste durante a semana como seu corpo reage no dia ao dormir certa quantidade de horas.
Se a sua média ideal for de 7 horas e você precisa acordar às 07h00 da manhã, já sabe que tem até a meia noite para ir para a cama.


gifs reactions GIF


Respeite o seu repouso e a sua necessidade física do sono.
Quem não dorme bem tende a ser mais estressado, agitado, tem tendência a engordar mais além de não conseguir produzir muito bem durante o dia.

Então, agora que você já sabe o que precisa fazer é só criar a sua rotina ou seguir as minhas dicas, que por experiência própria digo que depois que adotei elas tenho dormido melhor. Já não fazia isso há uns 2 meses.

Bons sonhos!



Me encontre no instagram | @milenefarias_
Me encontre no Pinterest | Milene Farias

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Assim que possível venho aqui para responder você. Beijos!