[RESENHA] Por quê? Como motivar pessoas e equipes a agir - Simon Sinek

em terça-feira, 8 de janeiro de 2019

O que uma empresa ou uma marca tem de diferente para fazer sucesso? Um produto melhor? Um preço bom? Um excelente atendimento?

Independente do que acharmos que torna algo melhor, o que essas empresas ou pessoas têm de diferente está no "por quê" delas. E esse livro veio comprovar o poder do "Por quê" e como devemos aplicar esse método na nossa vida.




Simon Sinek usou toda a sua técnica e experiência adquirida, que fez dele uma referência no ramo, onde ele atua como consultor em empresas e organizações ensinando como motivar as pessoas, para escrever esse livro . Lembrando que ele não atua em qualquer empresa, só em lugares como ONU, Pentágono, Microsoft, agências de Hollywood entre outras.


Como nós decidimos algo? 

Sinek afirma que decidimos algo baseado naquilo que pensamos que sabemos. Ou seja, é a nossa emoção que decide pela gente, por mais que possamos utilizar todo argumento do mundo para justificar porque compramos algo ou porque gostamos de alguma coisa, não está sob nosso controle.

Ele traz até a biologia para explicar como fazemos nossas escolhas e porque nos inspiramos ou seguimos outras pessoas. É uma descoberta e tanto! Eu fiquei muito feliz por ter aprendido mais sobre nosso processo decisório e o que nos motiva a comprar.

Sinek criou, ainda na época de faculdade, um conceito chamado "Círculo de Ouro" que vai justamente complementar a ideia de como decidimos. Com esse método, empresas e marcas conseguem exatamente o que querem, vender muito e tornarem-se valiosas para seus clientes, e o padrão é esse:


1º Por quê? 
2º Como? 
3º O quê?
Exatamente nessa ordem. 

Os "o quês" são mais fáceis de identificar, é a consequência, um produto ou resultado final. É sobre o que você faz.

Os "comos" são as maneiras e estratégias que vamos realizar os "o quês". Se trata de como você faz.

Agora vamos para a parte principal e que as pessoas não dão importância: POR QUÊ? Ai é que entra uma coisa chamada valores pessoais.
O por quê é a motivação real, é uma crença, algo em que acreditamos com todo nosso ser. É sobre porque fazemos o que fazemos.

E agora eu lhe pergunto: Qual é o seu Por quê? Por que você faz as coisas que faz? Qual é o por quê da sua empresa? Ou do seu blog ou instagram?

Esse livro te faz perceber que as pessoas acreditam no que você acredita. E que nos conectamos com pessoas e empresas que se pareçam com a gente. E então começamos a entender como seguimos líderes e empresas que tem um por quê tão sincronizado com o nosso que fazemos deles nossas referências de vida ou de consumo.

E falando em empresas, ele cita, durante todo o livro uma análise detalhada sobre a história de diversas organizações e vai nos mostrando o "por quê" de cada uma e por consequência como algumas atingiram um estrondoso sucesso e outras definharam.

  • As empresas de sucesso tem um por quê bem claro e assim transmitem confiança para seus colaboradores e clientes.
  • Empresas que não dão certo ainda não tem um por quê definido ou se perdem com o tempo dentro do seu por quê.
  • Existem pessoas "por quê" e pessoas "como". Ou seja, umas são mais planejadoras e outras mais executoras.
  • Os líderes são aqueles que criam um ambiente para que as grandes ideias surjam, não é aquele que tem as melhores ideias.

Por fim percebemos que nós somos os nossos próprios concorrentes e que a única coisa que temos de diferente das outas pessoas são os "por quês". Por isso, nunca faça ou aceite coisas que vão contra àquilo que você acredita ou defende.

"Por quê? Como motivar as pessoas e equipes a agir" é um livro com um profundo conhecimento sobre motivação que vai te fazer analisar a vida com um outro ponto de vista e vai entender como o sucesso acontece para pessoas e empresas.

A leitura dele foi tão rica e cheia de conhecimento que eu não poderia deixar de indicar ele para vocês. Eu realmente considero esse, um livro essencial para qualquer pessoa, mas mais ainda pra empresários. Tem várias dicas sobre como tratar os colaboradores e fazer com que eles realmente produzam(#ficaadica).


Abaixo vou deixar uma seleção de frases que fiz do livro para você pensar um pouco mais e claro, ficar curioso com a leitura dele.

"Nós confiamos naqueles com quem somos capazes de perceber valores ou crenças comuns". pág 64

"Somos atraídos por líderes e organizações que são bons em comunicar o que acreditam". pág 66

"Tudo começa pela clareza. Você tem de saber por que faz o que faz". pág 78

"Tudo o que você diz e tudo o que você faz tem de comprovar o que você acredita. O porquê é apenas uma crença. É só o que é. Os "comos" são as ações que você adota para tornar real essa crença. E os "o quês" são os resultados dessas ações". pág 79

"Autenticidade é estar com o Círculo de Ouro em equilíbrio. Ela significa que você realmente acredita em tudo o que faz. Isso vale tanto para a administração como para os colaboradores". pág 80

"As grandes empresas não contratam pessoas qualificadas e as motivam, elas contratam pessoas já motivadas e as inspiram". pág 102

"O maior desafio individual que qualquer organização vai enfrentar será o sucesso". pág 185

"Somente 2,5% da população tem mentalidade inovadora". pág 210

"Quando você compete contra todo mundo, ninguém quer parar para ajudá-lo. Mas quando você compete contra si mesmo, todo mundo quer ajuda você". pág 220


CLASSIFICAÇÃO DA MI:

Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Assim que possível venho aqui para responder você. Beijos!