[BLOGOSFERA] Pinterest para iniciantes em 5 passos

Olá! Hoje quero contar para vocês a minha grata experiência, como usuária de primeira viagem do Pinterest.

Eu não me recordo exatamente quando o descobri, mas não dei muita atenção para ele naquele momento. Então, um dia, lendo os artigos da Nanda Ferreira do Simples Bella Blog e da Bárbara Nassar do Love is Colorful e me deparei com um rico acervo de conteúdos sobre o tal Pinterest e de como ele estava ajudando, organicamente, o blog delas a crescer e por consequência, monetizá-los.


Desde aquele momento eu sabia que precisava de uma vez por todas dominar a plataforma e começar a utilizá-la em favor do blog.


Há exatos 2 meses comecei a investir meu tempo e tenho me dedicado bastante para usá-lo da melhor forma possível.

Eu confesso que não esperava muito resultado, mas como criadora de conteúdos desde o final de 2016 eu já sabia que demora um pouco para que as coisas no meio digital deem resultado. Fiquei tranquila e continuei a usar diariamente tudo o que eu podia dele. Criei pastas, meus próprios pins e comecei a falar dele no meu instagram também.

Então, era 30 de dezembro de 2018, quase 2 meses depois dessa imersão no Pinterest e eis que não apenas 1, mas pelo menos 4 pins meus fizeram um tremendo de um sucesso, atraindo novos leitores para o blog. Mais de 1200 para ser mais exata.

Viram só? Com apenas 73 seguidores eu tive mais de 50 mil impressões e 1296 cliques nos meus links.


Agora, você deve estar se perguntando: e como é que funciona esse tal de Pinterest? Como eu faço para ajudar meu blog a crescer usando ele?

Nos próximos parágrafos vou ensinar o passo a passo de como eu fiz. Lembrando que eu sou usuária de primeira viagem, ainda estou aprendendo a usar e tenho pouco tempo de experiência, mas se deu certo pra mim, pode dar certo para você também, né? Não custa tentar.

Então pega papel e caneta que vou dar os 5 passos do Pinterest para iniciantes.

1º PASSO: ENTENDA O QUE É O PINTEREST E O PROPÓSITO DELE

Atualmente, mais de 250 milhões de pessoas no mundo utilizam o Pinterest. No entanto, a proposta dele é totalmente diferente de redes como Facebook e Instagram - vale frisar que o Pinterest não é uma rede social - por tanto, o uso dele é bem particular.

O mais legal disso tudo é justamente em como ele é usado.
São milhões de pessoas que, diariamente, gastam seu tempo ali para se sentirem mais otimistas, motivadas e felizes. Ele dá a inspiração necessária para criar uma vida que você ama.

O Pinterest não é um local para gerar conteúdo propriamente dito, é claro que informação e conhecimento circulam por ali, mas de uma forma diferente e muito mais leve.

Inspiração é o que as pessoas procuram. Nós gostamos de ter nossos problemas solucionados e buscar inspiração nas coisas não é verdade?

E lá tem muita coisa legal, são mais 175 bilhões de ideias! Nunca ouve tanta criatividade na rede como agora.

Criado há apenas 8 anos com a mera intenção de inspirar, hoje ele se tornou uma das maiores plataformas da internet.

2º PASSO: CRIE UMA CONTA COMERCIAL


Se você já tem uma conta no Pinterest converta ela para comercial:
  • Entre em sua conta
  • Vá para pinterest.com/business/convert/
  • Preencha seu nome comercial e site e, em seguida, selecione um tipo de negócio
  • Clique em Criar conta
Assim você vai ter acesso aos dados analíticos dos seus pins e consegue estipular as melhores formas de divulgar seus conteúdos, os que mais fizeram sucesso e os que não deram muito certo. Dessa forma pode bolar uma nova estratégia, nova imagem e etc.


3º PASSO: APRENDA USAR O CANVA

Se você já é designer pode trabalhar com o Photoshop. Agora, se você, assim como eu, não sabe usar o Photoshop eu quero lhes apresentar o CANVA, meu melhor amigo nos últimos tempos.

O Canva é um site de ferramentas de design gráfico, fundado em 2012. Ele usa um formato de arrastar e soltar e fornece acesso a mais de um milhão de fotografias, gráficos e fontes. É usado por não-designers, bem como profissionais. As ferramentas podem ser usadas para design e gráficos de mídia da Web e de impressão.

É aqui que você vai criar as suas imagens para divulgar seus conteúdos.

Como criar imagens?
Crie uma nova dimensão:


Ele pode ser 700px por 1100px ou 700px por 1200px. O padrão de imagens para divulgar conteúdos é esse mesmo.

Nesse artigo aqui do Simples Bella você tem um tutorial completo de Como criar imagens irresistíveis para o Pinterest. Eu me baseei nele para começar a criar as minhas. Vale super a pena a leitura.

>> Então finaliza a leitura desse post e corre la conferir o dela. <<


4º PASSO: ORGANIZE SUAS PASTAS, OTIMIZE SEU PERFIL, OTIMIZE SEUS PINS E COMECE A USAR!


Consistência é a chave para sucesso em qualquer coisa na vida e aqui não é diferente.

Esse foi um passo, que sem dúvida, alavancou muito o meu Pinterest e que resultou nesses mais de mil acessos com apenas 4 pins.

O seu perfil precisa conter as informações certas para que o seu público lhe encontre.

Esse é o meu perfil. 


Depois que o modifiquei sai de 5 seguidores e nenhuma visualização para mais de 70 seguidores e 50 mil visualizações em apenas 2 meses! Pra quem não entendia absolutamente nada isso sim foi sair do zero.

Suas pastas precisam ter um nome otimizado também. Por exemplo, ao invés de "Tattos que achei lindas" você poderia criar uma pasta "Ideias de Tatuagens" ou"Tattos Ideas", pois, teoricamente, é isso que o usuário vai digitar na aba de busca.

Comece a subir seus pins semanalmente.

Eu me organizo assim: 2 dias na semana eu produzo meus posts, escrevo eles e posto no blog. Um dia na semana eu me dedico a criar pins diferentes para esses conteúdos, cerca de dois ou três para cada um. 

Então eu separo um momento da semana para programar as postagens dos pins - sim, isso é possível! - e para postar outros no mesmo instante, ou seja, invisto na divulgação e foco somente nisso nesse momento.

O que o seu pin precisa ter para chamar a atenção?
  • Imagem de qualidade e bem produzida;
  • Descrição que chame a atenção do usuário;
  • Links clicáveis para seu blog, conteúdo ou plataforma de vendas;
  • Salvar ele em uma pasta selecionada especialmente para os conteúdos que você produz.

Todos os dias eu separo de  5 a 10 minutos para salvar ideias nas minhas pastas, ou até para criar uma nova pasta. Assim vou mostrando à plataforma que eu a uso constantemente, por isso, meus próprios pins merecem ser mostrados com mais frequência. Ah e aqui está o pulo do gato!

cat fail GIF

No Pinterest, os conteúdos não aparecem no feed do usuário de forma cronológica e apenas 1 vez, como nas outras plataformas. Ele pode aparecer constantemente, principalmente se ele se relaciona a outros pins que você já tenha salvo. Não é maravilhoso?

5º PASSO: FICAR DE OLHO NAS PESQUISAS

Na aba pesquisar do Pinterest eu digito algumas coisas relacionadas ao meu nicho ou assuntos que escrevo e então observo o que aparece com mais frequência, por exemplo:



Viram? Ali aponta o que é mais buscado, por isso eu posso muito bem criar um conteúdo e salvar diversos pins com esse tema. Assim você vai começar a ganhar mais espaço na plataforma e, consequentemente, receber mais visitas no seu blog.


Esses foram os meus 5 passos iniciais para usar o Pinterest e fazer com que quase 100 pessoas visitem meu blog diariamente vindos através dele.

Para resumir o post:

Entenda o que é e para que serve o Pinterest, crie uma conta comercial, otimize seu perfil, suas pastas e os seus pins (invista numa boa descrição do Pin e pode até usar #), aprenda a usar o Canva para criar seus pins e fique sempre de olho nas pesquisas. 

Planejamento, organização, consistência e qualidade. Essa é a chave para seu Pinterest ganhar destaque e fazer com que o seu blog cresça organicamente.


Esse post de ajudou de alguma forma? Ficou alguma dúvida? Teve algum tema que você quer saber um pouco mais?

Por favor, deixe a sua opinião, isso ajuda muito o blog a crescer, além é claro, de motivar a pessoa que vos escreve.

Um super beijo e até a próxima!





5 comentários:

Letícia Olegario disse...

Adorei suas dicas, atualmente uso o Pinterest para divulgar as postagens do blog, e nem sempre tenho aquele resultado esperado, esse ano pretendo me dedicar mais as redes sociais do blog além do próprio site . Seguirei suas dicas.
Beijos
Bella Página

Milene Farias disse...

Oi Leti, tudo bem? O Pinterest realmente demora para termos algum resultado. Vou me dedicar muito nele e no blog esse ano, vale super a pena o esforço e a dedicação. Vou fazer cursos e ler tudo que eu puder sobre ele.

Obrigada pelo seu feedback. Espero que possa ter bastante resultado, qualquer coisa pode me mandar um e-mail ou me adicionar nas minhas redes sociaias.

Beijão!

Gabrielle Estácio disse...

Adorei suas dicas. Já tinha ouvido falar do Pinterest e uso ele há algum tempo para buscar algumas imagens, mas nunca usei ele como ferramentas para auxiliar meu blog. Muito obrigada pela dica!

Milene Farias disse...

Oi Gabi! Eu também não fazia ideia de que ele poderia ser uma ótima ferramenta de divulgação do blog. Super recomendo começar a utilizar ele.

Qual é o teu blog? Vou lá te fazer uma visita <3

Le Portrait de Isa disse...

Eu criei meu pinterest conforme ia lendo sua matéria, e já comecei a usar, muito obrigada pelas dicas! <3

Tecnologia do Blogger.