[ESCRITA] Você já encontrou seu lugar no mundo?


Cá estou na internet buscando frases e mensagens motivacionais e até mesmo alguma inspiração para a escrita dos meus livros e no meio de todas aquelas frases e ideias encontrei uma que realmente me chamou a atenção:

O lugar no qual me encaixarei não existirá até que eu mesmo o crie. - James Baldwin
Concordo plenamente! Essa esmagadora padronização da sociedade exige que se "encontre o seu lugar no mundo". Mas como isso funciona? Que lugar é esse? Precisamos mesmo nos "encaixar" em algum lugar? Mais uma observação: encaixar - lembra de caixa - estar fechado, preso. Como boa claustrofóbica e sonhadora que sou, esse verbo não me apetece, quero mesmo é não me encaixar!

Esse lugar do qual tanto falam é aquele em que reúnem-se pessoas parecidas, com gostos iguais, que quase robotizadas são controladas pela rotina. Onde silenciam-se, onde morrem os sonhos e onde você PRECISA estar, porque tem responsabilidades pra cumprir e pessoas as quais tem que cuidar.

Chegar à fase adulta sem nunca ter enfrentado algum vazio existencial é um ato heroico. Sempre nos questionamos e somos indagados pelo nosso lugar no mundo, aquele real e que já existe. Ninguém nem sequer chega a sugestionar: "ora, se ainda não encontrou seu lugar no mundo, crie o seu!". Não. Porque isso é arriscado, é loucura e sai fora dos padrões.

Somos nós mesmos quem devemos transformar a nossa realidade e o mundo hostil, competitivo e cruel em que vivemos naquilo que desejamos. Se queremos o paraíso, que construamos nosso paraíso. Mas para que isso seja possível precisaremos abandonar velhos pensamentos e deixar de tentar nos "encaixar" em tudo. Precisamos urgentemente recriar nossa realidade. Pensar fora da caixa mesmo, eu diria que precisamos mesmo nos desencaixar para encontrar nosso lugar no mundo.

Profissão ideal, casamento ideal, sociedade ideal, isso tudo não passa de uma utopia. Vivemos em uma sociedade superficial em que corremos o sério risco de morrermos como indigentes existenciais. Viver só por viver, para trocar nosso tempo em trabalho que se converte em dinheiro é uma escolha muito arriscada.

Você certamente será chamado de doido ao tentar criar o próprio lugar no mundo. Vai ser criticado, vai ser apedrejado, vão dizer que não dará certo. Mas só os malucos entendem o que se passa no coração de outro e nesse caminho novo vais encontrar outros iguais a ti, certamente! Essa é que é verdadeira beleza da vida!


Me encontre no instagram | @milenefarias_
Me encontre no Pinterest | Milene Farias
Me encontre no Skoob | Milene Farias

2 comentários:

  1. Achei seu texto lindo e inspirador.eu ainda não achei meu lugar no mundo mas vou encontra. inclusive adorei, seu blog, q ja estou seguindo. bjs bjs https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna! Que bom saber que você gostou do blog <3
    Eu ainda estou construindo meu lugar, e acredito que é assim mesmo, aos poucos e sem perder a nossa essência.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Assim que possível venho aqui para responder você. Beijos!

Tecnologia do Blogger.