[DICAS] Existe diferença entre analisar e criticar um filme?

Você gosta de assistir filmes? Certamente já assistiu um filme que marcou a sua vida, que mudou sua forma de ver o mundo, que te divertiu demais, que fez você chorar pra caramba ou até mesmo que você não gostou muito. E eu tenho certeza que você sempre assiste um filme analisando se ele é bom ou não. Mas sabia que existe uma enorme diferença entre analisar e criticar um filme?



O cinema é a sétima arte e desde 1906 quando, pela primeira vez, na Austrália rolou um longa-metragem intitulado "The Stoty of the Kelly Gang" contou, em 70 minutos a história de um fora da lei que desafiou a preconceituosa Austrália colonial, tornando-se num heroi nacional. Esse é classificado como o primeiro longa-metragem da história.


De lá pra cá a industria cinematográfica evoluiu de infinitas formas e cada década mostra trabalhos cada vez mais elaborados e exigentes, até mesmo o grande público, que mesmo leigo, gosta de apreciar obras de qualidade.

Eu adoro analisar filmes. O roteiro, a construção e evolução dos personagens, a fotografia, a trilha sonora, os efeitos especiais, mas faço tudo isso partindo do ponto de vista "minha opinião". Agora, existe uma enorme diferença entre analisar um filme partindo do senso comum e fazer uma crítica com uma ótica mais profissional e particular.

E eu encontrei um curso super interessante no Hotmart intitulado "A Experiência de um Filme -  Oficina  de Crítica Cinematográfica" um curso que é 100% online e ainda fornece um certificado de formação.

|O curso não é dedicado apenas a críticos ou aspirantes a críticos, mas a qualquer pessoa que queira ter uma relação mais ativa com o cinema, um olhar que vá desconstruir os filmes e conceber ideias próprias a partir deles.|

Ele ainda é organizado em três módulos:

  • O Universo de um filme - onde se analisa a cosmologia dele, o mise-en-scéne e etc.
  • A condição crítica - análise X crítica, a moral de um crítico entre outros tópicos;
  • A prática da crítica - como o autor do curso critica um filme, exercícios práticos, os desafios da crítica entre outros temas.
O curso é oferecido pelo ARTHUR TUOTO que, além de ser crítico de cinema é cineasta.

Se você quiser ter TODAS as informações sobre esse curso pode clicar nesse link aqui.

O vídeo abaixo temos já um contato com Arthur onde ele fala um pouco sobre a diferença entre analisar e criticar um filme.


Já pensou você poder ser um crítico de cinema? Mesmo que seja por hobbie e sair por aí escrevendo colunas em jornais, revistas ou blogs com suas críticas dos filmes lançamentos do mercado?

Além de ter propriedade e obter conhecimento você ainda vai se divertir assistindo os filmes.

Mas olha, só, se você ficou interessado saiba que as inscrições vão ficar abertas só até dia 21/01 (segunda-feira) e as vagas são limitadas.
Então correeeeeeee!


LINK PARA GARANTIR A SUA MATRÍCULA | CURSO OFICINA DE CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Assim que possível venho aqui para responder você. Beijos!