Marca Pessoal: o que é e como desenvolver a minha?

21:36:00


Você já parou para pensar que somos observados o tempo todo? Calma, isso não é papo de gente doida, o que eu quero dizer com isso é que tudo o que falamos, como agimos, e o que postamos nas redes sociais sempre tem gente nos observando e tecendo seus próprios julgamentos.

E eu não canso de falar que somos como vitrines e precisamos cuidar muito bem de nossa imagem pessoal, não apenas em como nos vestimos, mas como nos mostramos ao mundo, como colocamos as nossas ideias e opiniões expostas, e claro, como e com o que trabalhamos.



Eu nunca tinha parado para refletir sobre isso até começar a ler conteúdos relacionados à Marca Pessoal, um termo que vem do inglês Personal Branding.

Mas uma coisa bem comum é confundir todos esses nomes e termos, por isso vamos definir o que é um produto, o que significa branding, o que é marca pessoal e o que é marketing pessoal. Porque sim, há diferença. E depois dou sequência nas ideias de como desenvolver a sua marca pessoal.

PRODUTO:
 “Em termos gerais, um produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para satisfazer um desejo ou necessidade, incluindo bens físicos, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias” (Kotler & Keller, 2015 ).

BRANDING (def. do inglês)
"Uma marca é um nome, termo, design, símbolo ou qualquer outro recurso que identifique o bem ou serviço de um vendedor como distinto dos de outros vendedores" (American Marketing Association).

MARCA PESSOAL
De acordo com Patrícia Dalpra, sócia da PD Gestão de Imagem e Carreira, a marca pessoal ou “personal branding ” está ligada ao DNA da pessoa, ou seja, é a essência, as características que fazem com que cada indivíduo seja único."


MARKETING PESSOAL
"Já o marketing pessoal, continua Patrícia, está mais ligado à representação de uma identidade: é a projeção de uma imagem que não necessariamente está ligada à essência da pessoa."


Se você é empreendedor sabe que para se manter precisa vender bem seus produtos ou serviços. E para isso existe, hoje em dia, uma série de ferramentas, métodos e técnicas que ajudam a melhorar sua imagem e fazer com que sua Marca cresça organicamente e por consequência venda mais, ou também, como já vou falar mais adiante, vai fazer com que você cresça em sua carreira.

Então, juntando essa ideias de produto+marca pessoal e etc você pode dizer: "ah, mas eu não vendo nada, nem sou empreendedor, não preciso aprender sobre isso." Pois eu tenho que te dizer que você é a sua marca, e você precisa ser um bom "produto" para que empresas te contratem ou para que você consiga uma promoção na empresa que você já trabalha e quem sabe até uma nova e maravilhosa proposta de trabalho em outra empresa.


Saiba que empreendedorismo não significa apenas que você precisa ter a sua própria empresa ou que tem que vender algum produto. Eu mesma resolvi empreender dentro da empresa onde sou colaboradora e em questão de 10 meses fui promovida, além disso, o aprendizado que obtive e a evolução que passei nesses 10 meses foi algo extraordinário!

Quando decidi empreender e tornar a Milene Farias numa Marca focada na resolução de problemas, gestão do fluxo de trabalho e compartilhamento de conhecimento através da leitura, precisei aprender sobre os mais variados assuntos como: inteligência emocional, gestão de carreira, mídias sociais, marketing de conteúdo, fotografia, design thinking e uma série de outros conhecimentos que revolucionaram a minha vida, mudaram minha forma de pensar e agir e por consequência, eu pude vivenciar coisas espetaculares além de oportunidades únicas!

Depois de todo esse case pessoal e esse discurso quase motivacional eu desejo mesmo que você tenha ficado interessado em gerir melhor a sua marca, seja ela empresa ou você como profissional, mesmo.

Seja lá qual for o seu desejo, com esse up que sua marca pode tomar é preciso estar disposto a mudar. É preciso admitir que precisamos melhorar nosso trabalho e principalmente, que podemos fazer isso sem estresse e de uma forma que nos deixe ainda mais confiantes. Alinhando nossos valores e emoções.

Então eu resolvi juntar a minha experiência pessoal, meus conhecimentos e aplicar tudo isso nesse tema: Como construir uma Marca Pessoal de Sucesso.

Por tanto, fiz um material bem completo que vai focar na organização e divulgação de sua marca.
Foquei principalmente no instagram, que é, atualmente a rede que mais gera engajamento de marca no mundo todo.

O E-book "4 semanas para Revolucionar a sua Marca Pessoal" é um material extremamente prático e sem segredos mágicos ou coisas mirabolantes. Tudo o que aprendi, apliquei e deu resultado eu compartilhei nele para facilitar a tua vida.

Se você ficou interessado e quer começar a mudar a sua marca pessoal ou até mesmo criar a sua, você pode adquirir ele clicando nesse link: E-book 4 Semanas para Revolucionar a Sua Marca Pessoal"

E como falei muito de instagram, queria apenas registrar que, quando aprendi a usar ele de verdade uma coisa muito legal aconteceu:
  • Em 27 de janeiro de 2018 eu tinha exatamente: 1995 seguidores.
  • Hoje, 10 meses depois, eu tenho quase 5 mil leitores e amigos, que não são apenas seguidores. São pessoas únicas que conversam diariamente comigo e compartilham seu dia a dia acompanhando meus conteúdos e interagem sempre que podem.

Eu não faço posts patrocinados e realizo pouquíssimos sorteios (que são as formas que mais fazem uma mídia social crescer) pois decidi optar pela qualidade e fidelização  para depois começar a crescer minha marca.

Mudei a minha mentalidade de que números importam, pois são as pessoas que realmente importam e temos que cuidar bem desses "seguidores" tornando-0s  nossos amigos. E quem sabe, futuros compradores. Afinal nós compramos expectativas e não coisas.

Falando nisso, venha visitar meu instagram

Super beijo e espero que você goste do material. Fui sincera e fiz ele com todo o meu amor.

You Might Also Like

0 comentários

FACEBOOK

Siga o Blog!