[ORGANIZAÇÃO] Como se organizar em 2019

O dia de todo mundo tem 24 horas. O nosso ano tem 12 meses exatamente para todo mundo. Mas como existem pessoas que conseguem realizar vários projetos além de ter uma vida mais tranquila e realizada? A resposta para isso é: organização. 





Para ter uma vida mais plena e fazer com que as coisas aconteçam é imprescindível manter um mínimo de organização, e para que isso aconteça precisamos de uma transformação e adaptação de pequenos e novos hábitos no dia a dia. Nesse post, super completo vou te ensinar a como se organizar para 2019. 


Vou apontar 10 tópicos e já aviso que ele é bem longo. Prepara o caderninho aí e anota tudo o que for necessário. 



1. DEFINA SEU OBJETIVO

Por que você quer se organizar em 2019?

Para ter mais tempo pra família? Para controlar as mil tarefas que tem no dia a dia? Para poder estudar ou praticar um hobbie? Seja lá qual for o seu objetivo é necessário deixar isso bem claro para termos um norte. 

Com seu objetivo definido vamos conseguir trabalhar no passo seguinte que são as prioridades. Sem objetivo nada funciona. 

Escreva seu objetivo numa folha de papel em branco bem grande para que seu cérebro entenda porque serão necessárias algumas mudanças de hábitos. Acredite, nós somos seres visuais e nosso cérebro não consegue definir com precisão o que é fato e o que é invenção. Ele precisa saber: vou me organizar em 2019 porque.............. e aí vamos para o segundo passo. 





2. DEFINA SUAS PRIORIDADES DE 2019

Para saber quais serão as suas prioridades do ano, liste todas as suas responsabilidades e projetos para 2019. 

Vou dar um exemplo com a minha lista: 
  1. Trabalho integral – CLT 
  2. Faculdade 
  3. Blog 
  4. Saúde física e mental 
  5. Escrever meus livros e materiais 
  6. Vida social e hobbies
  7. Casa e finanças 
Meus papeis principais são: 
  • Supervisora administrativa; 
  • Blogueira, criadora de conteúdo e escritora; 
  • Dona de casa; 
  • Estudante; 

Defina quais são os seus papeis na vida e quais são as suas prioridades para 2019. No meu caso tenho o trabalho, o blog, a faculdade e projetos pessoais como no caso dos livros, vida social, minha saúde e administrar minhas finanças e casa.

Defina as suas prioridades e aí então vai perceber onde precisa investir seu tempo e energia e quais coisas vai ter que dizer não.

Por exemplo, eu gostaria de criar um canal no youtube, mas não se adequa às minhas prioridades do ano, por isso, não vou tentar investir nele. 

Prioridades definidas? Agora vamos começar a organizar tudo.




3. DETRALHE! 


Lema da vida a partir de agora: Destralhe tudo! 


E pelo amor do senhor, organizar não é achar um canto para guardar toda tralha que você tem em casa. Organizar é categorizar e deixar um lugar próprio para as coisas essenciais e que você de fato usa. 

    | Adquira o livro que vai te ensinar a destralhar tudo: A MÁGICA DA ARRUMAÇÃO!

Esse processo pode levar um bom tempo, ideal agora no final de ano em que você pode ter alguns dias de folga. É incrível a quantidade de tralhas que acumulamos ao longo do ano. Você vai se surpreender. E para destralhar de uma maneira mais fácil vou te ajudar com um passo a passo. 

Antes disso, separe vários sacos de lixo. 

A ordem para o destralhamento será: roupas – livros – papelada – itens variados e por fim, itens de apego emocional como presentes e lembranças. O que te norteará para separar todas as coisas em: essencial, doação e lixo será a pergunta: “Isso me traz alegria?” 


Encarar uma maratona de organização gera uma pilha de lixo, nessa hora, se for o seu caso, deixe a especialista em reciclagem conhecida como “mãe” de fora disso.


MAS COMO EU VOU ME ORGANIZAR SE OS MEUS FAMILIARES SÃO BAGUNCEIROS ? 

A melhor forma de lidar com uma família bagunceira é colocar fora as coisas que você não quer mais sem fazer alarde. Atraídos por esse teu comportamento, seus familiares vão passar a fazer isso também. Faça o teste. Funciona! A organização provoca uma reação em cadeia. 

Antes de se irritar com a bagunça da sua família dê uma boa olhada nas suas coisas, pois a mania de dizer que os outros são bagunceiros é um sinal de que o seu sistema de organização precisa de alguns ajustes. 

Agora, lembra da ordem de destralhamento? Ela deverá ser seguida para atingir um bom resultado. 

PASSO A PASSO DO DESTRALHAMENTO 

1º ROUPAS 
  • Blusas 
  • Partes de baixo (calças, calções e saias...) 
  • Roupas de pendurar (blazer, casacos, ternos...) 
  • Meias 
  • Roupas íntimas 
  • Bolsas 
  • Acessórios (lençóis, cintos, chapéus...) 
  • Roupas para ocasiões especificas (biquínis, academia, uniformes trabalho...) 
  • Sapatos 
2º LIVROS 
  • Geral (livros que se lê por diversão) 
  • Prática (livros de estudos, receitas...) 
  • Visual (coletâneas de fotografias etc) 
  • Revistas 
3º PAPELADA 

Separe em três categorias: o que está em uso atualmente, o que será necessário durante determinado período de tempo e o que precisamos guardar pra sempre. O resto: lixo! 

Organize materiais de estudo, comprovantes de pagamento, garantias de eletrodomésticos, contracheques, contratos, contas a pagar.... E você pode organizar eles em pastas transparentes de plástico ETIQUETADAS para ficar mais fácil de encontrar esses documentos depois e também para continuar arquivando nessa mesma pasta. 

4º KOMONO (ITENS DIVERSOS) 
  • CDs e DVDs 
  • Produtos de beleza para pele 
  • Maquiagem 
  • Acessórios 
  • Equipamentos eletrônicos 
  • Utilidades da casa 
  • Utensílios da cozinha 
  • Outros 
5º ITENS DE VALOR SENTIMENTAL 

Colocar as coisas em ordem significa zerar tudo para poder seguir em frente. 
  • Fotografias – celebre quem você é hoje. Retire todas as fotos dos álbuns e olhe uma a uma. Descarte aquelas que não lhe recordem nada de especial ou que não representem nada de significativo para você.
  • Cartões de presente, aniversário, datas especiais – olhe de um por um e defina o que irá numa única caixinha, uma de sapato, com o nome “lembranças” e o que não couber ali: lixo! 
Devemos celebrar a pessoa que nos tornamos hoje por causa das experiências que tivemos e não celebrar as lembranças em si. 

A regra do destralhamento e a regra de ouro da organização é: Primeiro descarte. Depois guarde. 

Aproveite esse momento para limpar com água e algum produto limpeza ou apenas álcool as gavetas, armários, caixas etc. 

Tudo destralhado? Agora a sensação é tão maravilhosa que vai valer a pena todo o esforço. Você vai confirmar isso. 

Para você conhecer o processo de destralhamento e organização a fundo eu recomendo a leitura do livro “A arte da Arrumação” da Marie Kondo, foi de onde eu tirei as dicas acima e implemento na minha vida há 3 anos. 



4. CADA COISA NO SEU LUGAR 

Depois do destralhamento é necessário implementar um sistema de organização. 

A minha primeira dica já foi dada que é de colocar papeis e coisas em pastas e caixas e etiqueta-las. Agora você precisa ter uma caixa de entrada física. Semelhante a essa:

Essa caixa de entrada precisa ficar no lugar onde você costuma “jogar” as coisas. Por exemplo: você sempre joga tudo na mesa de centro da sala, ou no balcão da cozinha... Então compre ou faça a sua caixa de entrada e deixe ali. Coloque os boletos, chaves, papeis, jornais, revistas, recibos, tíquetes e etc. 

Separe um momento no dia ou na semana para processar essa caixa de entrada e dar o destino para cada coisa que está ali, deixando ela vazia. 

O seu sistema de organização é particular e você é quem vai definir. Eu uso pastas, gavetas e caixas etiquetadas, além disso, tento destralhar a cada 6 meses para manter a ordem, porque sou bem bagunceira, acredite ou não. 

As coisas que ficaram depois do destralhamento terão até um espacinho maior pra curtir.



5. AGENDA, PLANNER, CADERNO.... 



Utilize uma agenda ou planner para organizar suas tarefas e compromissos, ou pode utilizar um caderno caixa de entrada para anotar tudo o que precisa e o que surge ao longo do dia e depois de processar você colocar no planner ou agenda. 

"Aprenda que agenda e planner servem para atividades especificas e com prazo. "

Por exemplo: arrumar o guarda-roupa não deve ir na agenda. Agora: sábado, dia 7, organizar as gavetas do guarda-roupa e dia 8 organizar as prateleiras... ai sim, pode ser uma tarefa. 



Viram que assim ficou mais fácil? É porque precisamos justificar nossas ações para o cérebro e mostrar que são coisas pequenas e rápidas de fazer. Organizar duas ou três gavetas parece mais fácil que organizar o guarda-roupa inteiro, não acha? 

Na agenda anote apenas compromissos e tarefas com prazos, como retornos de contato, entrega de relatórios, documentos, pagamento de contas etc. 

No seu caderno caixa de entrada anote a data e deixe uma folha para ir anotando as coisas ao longo do dia. Pode parar a cada 2 horas para processar as informações que tem ali ou fazer no final do dia e passar pra sua agenda ou planner coisas definidas e bem claras.

Com uma agenda em mãos é mais fácil montar uma rotina e separar a semana em contextos.



Ter uma agenda e um caderno caixa-de-entrada é essencial para gerenciar as tarefas, ideias e compromissos.



6. CALENDARIO EDITORIAL 


Se você trabalha com conteúdos sabe que ter um calendário editorial facilita muito sua vida e o seu planejamento. Mas como criar um? 

Você pode imprimir um calendário de mesa ou usar seu planner,e também tem o recuso do google agenda. 

Um aliado nessa hora é um Banco de Ideias, se você ainda não tem eu recomendo que construa o seu agora mesmo. 

Nesse processo você pode usar o seu caderno caixa de entrada. 


PASSO A PASSO: 

a) Defina o TEMA CENTRAL DO MÊS. 

b) Depois liste todos os assuntos que você poderia abordar dentro desse tema. 

c) Após fazer isso, pesquise aqueles conteúdos e veja o que já tem ou que não tem na internet, leia alguns desses conteúdos e analise como poderia fazer melhor ou diferente. 

d) Definido isso, agora selecione os artigos que vai criar no seu blog, instagram ou youtube. Eu sempre deixo reservado 2 dias na semana para escrever artigos. No caso, os artigos das semanas subsequentes. 

e) No seu calendário editorial anote quando vai escrever cada post, quando tem que revisar, criar imagens, criar material para divulgação, tirar fotos etc. E quando irá postar. 

Essa é a minha sugestão de calendário editorial e que já foi recomendado por blogueiras renomadas que já tive contato. 

E lembre-se de separar um dia para criar imagens e snipets para divulgar os seus posts, mesmo os antigos. De nada adianta criar milhares de artigos e não ter ninguém pra ler.





7. CRIE UM MENU SEMANAL OU ORGANIZE AS SUAS MARMITAS 





Aqui temos duas opções: uma para quem trabalha em casa e precisa fazer almoço e outra para quem trabalha fora e não tem tempo de fazer almoço. 


A primeira dica para quem trabalha em casa e tem que fazer almoço é: crie um menu semanal. 

Aqui deixo uma imagem que você pode baixar, imprimir e utilizar para se organizar. 


Dessa forma fica muito mais fácil definir o que precisa comprar, o que irá cozinhar, qual o tempo de preparo de cada coisa, se precisa descongelar algum item etc. Não perca tempo e deixe seu menu mais variado. 

Agora, se você precisa comer fora e quer economizar um bom dinheiro e ainda comer coisas saudáveis e não lanches no lugar do almoço eu recomendo as salvadoras da dieta e da economia: as marmitas congeladas.


Eu cozinho no domingo e coloco em potes as porções para almoço da semana e guardo eles no freezer. 

No sábado faço as compras necessárias, pois como quero consumir itens saudáveis, os legumes eu renovo na geladeira a cada 10 ou 15 dias, assim não estraga e não falta. 

Dessa forma fica mais fácil manter uma alimentação em dia, saudável e ainda por cima, economizar um bom dinheiro. 



8. FINANÇAS 



E falando em economizar dinheiro, tá aí um assunto que causa arrepios nos cabelos! 

Se você quiser ter uma vida organizada em 2019 precisa cuidar de suas finanças. Aqui vou dar SETE  dicas simples para te ajudar a colocar as suas finanças em dia. 

1ª Saiba quanto você ganha – tenha claro o dinheiro exato que entra na sua conta todo mês. 

2ª Montar o seu orçamento mensal anotando todas as suas contas e suas dívidas. Assim fica mais fácil fazer o planejamento do mês e também planejar como quitar as suas dívidas, e se for o caso, tirar o nome do SPC/SERASA. 

3ª Saiba para onde vai o seu suado dinheirinho – sugiro fazer uma espécie de diário das finanças onde você vai precisar manter junto na sua bolsa, ou, melhor ainda, na sua carteira um bloco de anotações pequeno e um lápis ou caneta para você registrar cada real que sai dali. Se for com cartão, a mesma coisa. 

Assim sabendo para onde vai o seu dinheiro podemos fazer o seguinte passo: 

4ª Saber o que cortar dos gastos – aqueles desnecessários. 

Com as anotações feitas ao longo do mês, você vai saber onde faz gastos desnecessários e o que pode cortar do seu orçamento momentaneamente. 

Se você precisar quitar algumas dívidas, esse passo é fundamental: cortar gastos. Alguns, como “open bar toda sexta-feira” ou a televisão por assinatura poderão e deverão ser cortados, nem que seja por um momento, até normalizar as suas contas e sair do vermelho. 

5ª Criar uma reserva de emergência. 

Quanto tempo você sobreviveria se perdesse hoje o seu emprego ou a sua fonte principal de renda? 

Ter uma reserva para qualquer tipo de imprevisto é fundamental para um bom planejamento financeiro e para colocar a vida em ordem. 

6ª Invista na sua educação financeira 

Procure por cursos, orientadores financeiros ou compre livros desse nicho. Invista na sua educação financeira e aprenda a controlar o seu dinheiro. Também vai aprender a investir e aplicar ele. Acredite, será um grande salto na sua vida. 

Recomendo que conheça o canal “Me Poupe!” é o melhor que conheço sobre o assunto. Minha vida mudou depois que o conheci e aprendi a não ter mais medo do dinheiro. 

7ª Controle suas Finanças: Utilize um caderno para anotar as entradas e saídas ou use o excel. Aquilo que você se sentir mais confortável, mas é imprescindível que use alguma forma de controle e registro das suas finanças. Sem isso, não vai funcionar. 

9. ESTUDOS 

Vai estudar em 2019? Saiba que existem formas de estudo que te ajudam a perder menos tempo. Uma delas é o Método Cornell que vai organizar as suas anotações em aula. 

Abaixo a imagem mostra como é esse método: 


* Na área azul você registra suas anotações da aula em suas próprias palavras. Pode copiar desenhos e gráficos também. 

* Na área em vermelho você vai colocar os principais tópicos daquelas suas anotações sobre o assunto. Termos, frases, nomes, datas, fórmulas. São gatilhos que te ajudarão a lembrar do conteúdo. 

*Na área em amarelo escreva alguma frase que conclua o assunto da página. 

* As partes em amarelo e vermelho devem ser feitas depois da aula. Isso já é uma revisão e força seu cérebro a registrar as informações. Na hora da prova vai ficar bem mais fácil estudar, já que você foca sua atenção onde precisa. 

Uma outra dica que posso dar é comprar uma pasta sanfonada para arquivar provas, trabalhos, resumos e conteúdos relacionados às matérias. Ali também você pode etiquetar. Assim você não extravia nada e não perde prazos também. 

Use post it colorido para sinalizar conteúdos importantes ou assuntos que você ainda não dominou para pedir novas explicações para seu professor na próxima aula. 

Não perca tempo lendo tudo o que escreveu no seu caderno ao longo do mês. Com o método Cornell já facilita muito a sua vida e usando os post its para demarcar assuntos importantes ou que você não domina direciona sua atenção. 

Mapas mentais também ajudam você na hora de revisar assuntos. Aprenda como fazer um nesse site: MAPAS MENTAIS



10. LIMPEZA DA CASA


Agora que destralhamos tudo, aprendemos a usar uma agenda ou planner, temos nosso caderno de caixa de entrada, colocamos as coisas nos seus devidos lugares, programamos nosso calendário editorial, nosso menu semanal, começamos a organizar nossas finanças e sabemos como organizar nossos estudos vamos para a parte final que é organizar a casa. 

Com a correria do dia a dia você pode precisar pagar alguém que faça a limpeza mais pesada 1 vez na semana ou a cada 15 dias, conforme a sua necessidade. Dependendo da sua situação os familiares podem ajudar nesse processo. 

Você pode criar um cronograma de limpeza se achar necessário. 

Nessa imagem organizei as atividades e também deixei uma em branco para você baixar e personalizar ela de acordo com a sua rotina e preferência. 



DICA BÔNUS!



Há 12 anos a Tais Godinho inspira as pessoas do Brasil inteiro a terem uma vida mais organizada e mais plena.

O curso Organize-se em 2019 é o curso completo para você organizar a sua vida, a sua casa e o seu trabalho. Todas as dicas e técnicas de organização em um único lugar, totalmente ensinadas, passo a passo, por mim, para você aprender a se organizar em 2019 e em todos os outros anos da sua vida.
As aulas do curso Organize-se em 2019 vão te ajudar a implementar o hábito da organização de uma maneira que você nem vai sentir o esforço, mas colherá resultados imediatos!
MATRICULE-SE JÁ E APROVEITE TODOS OS BENEFÍCIOS QUE UMA VIDA ORGANIZADA TRAZ: CURSO ORGANIZE-SE EM 2019 



Pronto gente, com os cronogramas prontos, destralhamento feito e saber utilizar as ferramentas como caixa de entrada, agenda e calendário fica mais fácil se organizar. E com o curso da Tais, então! NÃO TEM ERRO! Sua vida vai, finalmente, fluir e você poderá realizar seus sonhos!



Esse post é um apanhado geral sobre como se organizar em 2019. Ao longo dos dias vou trazer um post com mais informações e dicas para cada um desses itens que eu abordei aqui. 

Ficou alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Deixe nos comentários desse post. 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Esse conteúdo levou dois dias para ficar pronto, eu agradeceria imensamente se você pudesse compartilhar com seus amigos e familiares. 

Super beijo! E até a próxima ;)

16 comentários

  1. Mi eu amei, vou tentar fazer tudo o que vc ensinou, obrigada colega sou sua fã,bjs feliz ano novo ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi! Ai que maravilha! Fico bem feliz que eu possa ter te ajudado de alguma forma e espero que 2019 seja um ano maravilhoso pra ti. Super beijo!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Uhuuu! Espero que dê super certo pra ti e que seu ano seja mega produtivo e organizado <3

      Excluir
  3. Adoro o método da Marie kondo que vc usa.. Eu baixei o livro e agora estou me sentindo ótima! Com a casa organizadinha..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro da Marie Kondo é fantástico! Amei demais as dicas e os ensinamentos dela.

      Excluir
  4. O mais completo, prático e interessante! Muito indpirador! Amei! Vou fazer! Parabéns pelo belíssimo trabalho!

    ResponderExcluir
  5. A vida é tão corrida que levou a pensar que nunca teria a minha casa arrumada.Muito obrigada pela diga.

    ResponderExcluir
  6. Eu te parabenizo por que você relator tudo que nos mulheres precisamos para nos organizar melhor, o nosso tempo para que possamos está, mas tempo com a nossa família.
    Grata pelas orientações.

    ResponderExcluir
  7. Amei sua publicação, clara e objetiva.
    Parabéns, ja ganhou mais uma fã!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada!!��
    Excelente post, completíssimo!!
    Compartilhando em 3,2,1...

    ResponderExcluir
  9. Me sentir muito inspirada com seu artigo.Vou começar agora mesmo a colocar em prática o que aprendi com você. Obrigada

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Assim que possível venho aqui para responder você. Beijos!