[BLOGOSFERA] 7 tendências para o Instagram em 2019


O instagram cresce a cada dia e recebe novos e empolgados adeptos, não apenas pessoas que querem compartilhar suas fotos pessoais, mas as empresas estão enxergando o poder dessa rede social, principalmente as microempresas que focam sua divulgação nessa mídia.






Como eu amo o instagram e estou sempre atenta às mudanças e novidades não poderia deixar de trazer aqui algumas apostas, minhas e também de empresas especializadas na rede social para que você possa se preparar para o ano de 2019 e bombar seu instagram!


MONETIZAÇÃO DO IGTV

A ferramenta que estreiou em julho desse ano deixou os usuários da plataforma empolgados com o recurso, que ajudaria ainda mais a fidelizar a marca e estar próximo dos clientes e seguidores.

A plataforma permite postar vídeos – na vertical – de até 10 minutos (para usuários em geral) ou de até 60 minutos para os maiores IGS. Só que ela ainda não é monetizada, ou seja, quem cria os vídeos não pode receber nada por isso, como funciona no Youtube ou no Facebook, por exemplo.


Em 2019 acreditamos que o Instagram vai vir com tudo nessa plataforma e vai querer bater de frente com o Youtube, fazendo com o que os usuários invistam mais na produção de conteúdos nessa plataforma e que as empresas paguem por anúncios.

Então, se você ainda não sabe como o IGTV funciona, separa aí um tempinho e se prepare para começar já seus vídeos por lá.

REDE NÚMERO 1

Atualmente, o instagram chegou a marca de 1 bilhão de usuários ativos no mês e a tendência, como mencionado anteriormente, é que a rede continue a crescer tornando-se a mais acessada e ganhando de plataformas como o YouTube e o Facebook que, respectivamente, lideram o ranking de acessos pelos usuários.

Como já mencionei que o IGTV vai vir com tudo em 2019, é bem provável que o Instagram torne-se a principal rede de mídia no próximo ano.


MICROBLOGS

Os blogs surgiram na década de 90, início dos anos 2000 e foi, por muito tempo, o hall da fama de anônimos que construíram impérios e carreiras de sucesso através de seus blogs.

O wordpress, o próprio google com a plataforma blogger e outras empresas que gerenciam os blogs que vemos por aí, podem sentir alguns efeitos dos poderes do instagram, já que o comportamento dos usuários está mudando nessa mídia, que passou de apenas uma coleção de imagens bonitas para oferecer conteúdos de qualidade e que ajudem ou sanem dúvidas e entretam os usuários.

Os instagrammers são os novos bloggers e eles investem pesado na construção de sua marca e ganham muito dinheiro com isso. Não apenas os grandes influenciadores que tem milhões de seguidores, mas encontramos na rede influenciadores com menos de 100 mil seguidores que já desenvolvem um trabalho forte e tem sua marca fidelizada entre os seus seguidores.

Por tanto, investir não apenas na qualidade da imagem, mas também na criação de conteúdos por lá, seja na legenda da foto ou no uso dos stories e IGTV, o instagram está permitindo que surjam influenciadores como fizeram outrora os blogs.

E-COMMERCE

As empresas estão investindo muito no instagram como uma forte mídia para vender seus produtos.

A rede já inseriu recursos que facilitem as vendas como os adesivos de compras, marcação de produtos no feed e até um botão “reservar”.


Esteja por dentro dessas opções e aproveite tudo o que o instagram tem a oferecer para suas vendas, já que eles podem desenvolver novos recursos para facilitar ainda mais o e-commerce e facilitar a sua vida.

MELHORIA NOS RECURSOS DE DIVULGAÇÃO

Repostar o conteúdo nos stories já é possível, e certamente eles vão melhorar alguns recursos que podem permitir repostar os próprios posts sem ajuda de outros aplicativos, como acontece atualmente no caso do app Repost for Instagram, mas pode ser que eles atualizem a rede para repostar dentro do próprio Instagram.


Essa demanda é antiga e facilitaria a vida dos usurários.

Como as marcas estão investindo no inbound marketing, esse recurso seria excelente para repostar e coletar feedbacks de seus produtos e postar ele nos seus próprios feeds de uma forma mais prática.

MAIOR COLETA DE DADOS

Quem é criador de conteúdo ou possui um perfil comercial tem acesso à ferramenta “Informações” ou o Instagram Insights, que permite ter acesso ao número de interações, visitas ao perfil, alcance, público e conteúdos que deram mais resultados. Só que esse recurso se limita a 7 dias o que, quem trabalha com marketing de conteúdo sabe, não é uma boa margem para analisar resultados.


Por tanto, certamente o instagram pode investir numa melhoria nos seus dados analíticos e oferecer ao usuário um período maior para coleta de dados para então assim oferecer números mais precisos.

MELHORIA NOS ANÚNCIOS

Inicialmente o instagram foi uma rede pessoal para compartilhar fotos. Com o investimento de marcas nessa rede ele subiu de patamar e é atualmente uma das maiores redes de mídias sociais do mundo utilizada por usuários comuns, influenciadores e empresas.

Os anúncios podem irritar a maior parte dos usuários, afinal, a rede ainda mantém essa ideia de algo pessoal e com imagens bonitas para interagir, por isso, é uma estratégia essencial das empresas saber utilizar o feed e os stories para anunciar seus produtos.

Em 2019 a rede pode melhorar ainda mais o gerenciador de anúncios e permitir um crescimento e vendas mais eficazes para os usuários.


.......
Essas são tendências que eu aposto fortemente e que já vou me preparar para o novo ano.

E aí, qual tendência você mais curtiu? Tem alguma que você percebeu que pode surgir e eu não apontei?

Se você gostou desse conteúdo lembre-se de deixar um comentário e recomendar para seus amigos.

Beijão!

2 comentários

Obrigada por comentar! Assim que possível venho aqui para responder você. Beijos!