O que é um Organizador Profissional?

Olá pessoal! No post de hoje vou falar sobre a maravilhosa profissão de Organizador Profissional.
(que inclusive, foi comemorada no dia 03 desse mês)


E se você acha que um Organizador Profissional é um chato que tem TOC ou aquela pessoa que é a neura da faxina, sinto informar que você está enganado. Claro que é algo natural querer um mínimo de ordem, mas nada em excesso. Uma palavra que transmitiria bem o propósito desse profissional seria: facilitar.



Resumidamente, é uma pessoa que trabalha com ferramentas, técnicas e métodos que auxiliam e inspiram as pessoas a organizarem um determinado nicho ou assunto de sua vida para assim conseguir atingir um objetivo, além de conseguir ser mais produtiva.


Um organizador profissional pode trabalhar nos mais variados nichos e ser um especialista em algum assunto. Quanto maior for a sua especialidade, maior é a sua autoridade.

E para que você entenda quase tudo sobre esse Universo mágico e lindo da organização vou ir guiando esse post com perguntas. Achei que assim ficaria mais fácil de compreender e também de escrever com clareza. 
Preparados? 
Bora lá!

1. É PRECISO SER FORMADO PARA ATUAR?

Não há, a princípio, nenhuma graduação em alguma faculdade. 

Geralmente os profissionais dessa área vem de outros ramos e quando se encontram no nicho decidem investir em treinamentos e aperfeiçoamento. 
E é através de treinamentos, cursos práticos, cursos online, muita leitura, estudo e prática que um bom profissional se forma.
Dependendo do nicho em que o profissional escolher atuar existem cursos específicos e que geram certificação.

Como por exemplo: Um Home Organizer pode certificar-se em cursos de Personal Organizer. Um especialista em produtividade pode ser certificado pelo método GTD. Um organizador de arquivos pode fazer curso com a empresa "O Organizador".
Ainda pode-se fazer cursos de Coaching e PNL (Programação Nerolinguística). Há uma infinidade de formas de conseguir certificações e especializações.


2. QUAIS SÃO OS NICHOS QUE UM PROFISSIONAL PODE ATUAR?

Montei uma lista bem singela onde cito os nichos e já dou uma breve explicada sobre o que é e onde atua também. Olha só em quanta coisa dá para atuar:
  • Organização Residencial - acredito que esse seja o nicho mais comum e conhecido, é onde o profissional organiza cada cômodo da sua casa, ele, inclusive, pode se especializar num único lugar, como por exemplo, um Personal Home Organizer especialista em Closet.
season 2 cleaning GIF by The Good Place
  • Baby Organizer - se você está pensando em ter um bebê, já está grávida ou teve um bebê recentemente e quer que tanto a rotina, quanto o quarto e itens dele estejam organizados e a vida fique mais fácil, especialmente se você for mãe/pai de primeira viagem: esse é o profissional que você deve procurar.
  • Mudança - eike dor de cabeça fazer mudança né? Esse especialista pode te auxiliar na melhor forma de organização na hora de empacotar as coisas e também na hora de arrumar na casa nova.
  • Morte e Inventário - nem imagino como seja o desgaste para organizar a papelada pra isso tudo, então um profissional desse nicho ajuda com todos os procedimentos.
  • Organização Digital - já parou pra pensar em quantas pastas, fotos e documentos acumulamos no nosso computador e notebook? Um profissional especialista em Organização Digital te auxilia nesse processo e com certeza o mercado é grande, visto que o mundo gira em torno dos meios digitais.
  • Etiqueta - ele vai ensinar as regras de etiqueta, geralmente esse público é  mais restrito e consequentemente mais rico haha;
  • Finanças Pessoais - acho que o nome já diz tudo. Então esse especialista te ajuda com a papelada, planilhas e planejamento financeiro familiar e pessoal;
  • Organização de Arquivos - com certeza as empresas trabalham hoje em dia com sistemas e ferramentas digitais, mas é inevitável o uso de documentos de papel, por isso um profissional desse nicho organiza toda a parte de documentação e arquivamento desses documentos.
  • Organização do Escritório - tanto home quanto na empresa. Um profissional especialista nesse assunto vai organizar desde as gavetas e mesa de trabalho até o fluxo do trabalho. Ele organiza a rotina, prioridades e produtividade do cliente.
  • Decoração - ele vai te auxiliar a fazer a decoração com objetos e também instrumentos de trabalho para facilitar o uso e também para ficar mais bonito e harmonioso.
  • Feng Shui - esse é o nicho que mais ouvimos falar no quesito bem-estar e decoração da casa. Ele é especializado no conhecimento chinês que prega que cada item da casa ou trabalho atrai uma certa energia, por isso eles precisam estar em locais adequados para que somente a pureza e coisas boas estejam presentes ali.
  • Acumuladores - se você já assistiu o Discovery Home and Health já viu alguns programas sobre os acumuladores. É o profissional que vai ajudar uma pessoa com essa doença a se desfazer dos acúmulos e organizar a casa de uma forma que ela se sinta confortável.
  • Produtividade - é o profissional que vai entender toda a rotina do cliente e verificar como ele pode usar sua energia com inteligência para assim produzir mais e melhor e consequentemente ficando menos cansado ou estressado. 
E tem outros nichos  que vou apenas listar sem explicar sobre:
  • Organização para adolescentes em época de vestibular;
  • Crianças e Brinquedos;
  • Casa Nova;
  • Solteiros/Casados/Divorciados;
  • Treinamento de Empregados Domésticos;
  • Viagens e Malas;
  • Idosos
Como já deu pra perceber acima são várias as áreas de atuação desse profissional. Ele pode, por tanto, trabalhar diretamente com o cliente ou também pode abranger mais pessoas usando plataformas online, dando consultorias ou cursos.

Vocês perceberam que algumas das áreas são ligadas à outras carreiras?
Por exemplo: uma pessoa que é formada ou trabalha com administração pode muito bem se especializar em Organização de arquivos, produtividade ou organização do escritório. 
Alguém que é psicólogo pode atuar como especialista em acumuladores.
Pedagogos podem atuar na organização da rotina das crianças. E assim por diante. É bem comum profissionais virem de outras áreas e acabarem se especializando em algum nicho da Organização Pessoal.

"Vale lembrar, então, que ele estuda, trabalha e busca auxiliar as pessoas a se organizarem de acordo com a necessidade e objetivos dela. "

Algumas pessoas querem conciliar melhor a rotina de mãe, dona de casa e empreendedora. Outras querem encontrar tempo para estudar e se aperfeiçoar na carreira, tem também aquelas pessoas que estão tão desorganizadas que não sabem nem por onde começar a organizar.

Em tudo isso que eu falei um bom profissional pode atuar.

3. QUANTO GANHA EM MÉDIA UM ORGANIZADOR PROFISSIONAL?

pay me bitch better have my money GIF

Por se tratar, teoricamente de uma nova profissão, e ela ser exercida quase em sua totalidade de forma autônoma, cada profissional ganha um valor diferente, pois depende de muitos fatores:

* Nicho de atuação
* Onde ele mora e que lugares pode atender;
* Tempo de experiência;
* Certificações e Especializações;
* Produtos e serviços que ele oferece;
* Visão Empreendedora...

Tudo depende, mas temos profissionais que faturam de R$ 2.000,00 até mais de R$ 30.000,00 ao mês. Não existe uma média, é o profissional quem faz o seu salário e o faturamento da sua empresa.

4. PORQUE É IMPORTANTE A ATUAÇÃO DESSE PROFISSIONAL NO MERCADO DE TRABALHO?


Cada profissional pode ter uma visão e uma missão de vida com a sua profissão, mas eu não tenho dúvidas de que todos buscam ajudar o outro.

Ou seja. Com os conhecimentos e as experiências, esse profissional vai auxiliar uma pessoa ou uma empresa a entender melhor o seu fluxo de trabalho, a suas prioridades e por fim a realização de metas também.

Tem clientes que sonham em ser super produtivos e terem mais tempo pra família e para si mesmoS.
Outros querem ver tudo organizadinho dentro de casa.
Alguns querem dormir melhor e ter uma rotina mais organizada.
Outros querem ver toda a papelada da empresa organizada e sistematizada.

Tudo o que um profissional faz visa facilitar, simplificar e equilibrar a vida de outras pessoas.

5. O QUE EU PRECISO FAZER PARA ATUAR NA PROFISSÃO?

Primeiramente você precisar amar, acima de qualquer coisa. Por ser algo novo e quase desconhecido para algumas pessoas, precisamos sempre reforçar os benefícios da organização pessoal e trabalhar muito para construir uma cartela de clientes e oferecer um serviço de qualidade e com diferenciais.

Também precisa estudar muito e fazer vários cursos de acordo com o nicho que você irá escolher. Lembrando que um excelente profissional desse setor não para nunca de estudar, testar novos conhecimentos e se aperfeiçoar.

..
Eu espero que tenha ajudado vocês a entenderem um pouco melhor sobre essa profissão tão linda!


Um beijo e até a próxima!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Assim que possível venho aqui para responder você. Beijos!