Como criar um blog de sucesso

11:42:00


Olá, leitores! Tudo bem com vocês? Hoje eu gostaria de falar de um assunto bem importante: ter um blog.


Mas será que ainda vale a pena criar um blog em 2018 com tantos blogs grandes e famosos por ai? A resposta é: sim! Se você tem algo de interessante e realmente bem feito para falar, vale o esforço sim, mas é claro que nada irá acontecer da noite para o dia, por isso, nesse artigo vou falar sobre tudo o que você precisa para criar um blog de sucesso!

Primeiramente você precisa definir o que é ter sucesso para você. A minha definição é que os meus textos façam sentido e possam ajudar as pessoas nos assuntos que irei falar. Sempre que recebo uma mensagem de agradecimento ou um comentário de que de alguma forma elas foram beneficiadas pelo meu trabalho eu considero isso um tremendo sucesso!




Então a primeira dica é:

QUAL É A SUA INTENÇÃO EM CRIAR O BLOG?

Deixe isso bem claro para você e para o mundo! Não hesite se a resposta for: quero trabalhar com o blog, e conseguir ganhar dinheiro e estabelecer uma marca bem posicionada no mercado. Não há nada de errado nisso, você não é uma pessoa “interesseira”, desde que você realmente ame e domine os assuntos que irá abordar no seu blog.

Afinal, de nada adianta você querer criar um blog de moda e maquiagem se não entende absolutamente nada e nem se quer curte tanto assim.
Você pode até criar, mas eu te garanto que o desgaste e tudo o que um blog exige vai te fazer desmotivar e desistir quando o retorno não vem.

Defina seu nicho e seus assuntos principais, pense bem no que você vai falar e avalie se você escreve bem, ou se você se comunica bem.



ESCOLHA UMA PLATAFORMA

Existem hoje em dia, inúmeras plataformas em que você pode criar um blog. As duas mais conhecidas e confiáveis são o Blogger (que pertence ao Google) e o Wordpress. A diferença entre elas é a seguinte: para o blogger você não precisa de hospedagem, o próprio google funciona como servidor, já o wordpress necessita de uma hospedagem.
Não entendeu esses termos? Deixa eu simplificar:

A plataforma vai ser como a sua casa (por exemplo, o meu blog “mora” no blogger) e eu não pago hospedagem, até então. A hospedagem é como se fosse o aluguel da casa ou a parcela do financiamento. Então essas empresas vão cuidar da sua casa, para que nada nela se perca.

Algumas empresas que hospedam sites e blogs são: Nuvem Hospedagem, HostGator e GoDaddy (tem várias outras, mas eu conheço bem essas três aqui).

Então você decidiu que vai criar o blog no blogger (especialistas e grandes blogueiros recomendam o wordpress por ele ser mais profissional, mas não há nenhum problema em ter o seu no blogger).
Agora que decidiu onde vai ser a casa do seu blog e onde irá hospedar ele vamos ter um domínio e um layout bacana.



TENHA UM DOMÍNIO PRÓPRIO E DÊ UMA “CARA” PARA O SEU BLOG.

O domínio é o nome do blog. E ele pode ser “.com” ou “.com.br” ou “.net”... você precisa ir até essas empresas que hospedam e vendem domínios para comprar o seu, isso garante que não haverá mais nenhum outro blog com o mesmo endereço web que o seu blog.

Eu comprei o meu domínio “www.estantedami.com” pela Nuvem Hospedagem e super recomendo! Eles te ajudam a fazer a instalação dele e respondem super rápido suas dúvidas!

Agora que já foi escolhido o nome do seu blog e omprado o seu domínio, vamos personalizar ele!

Nessa fase eu sugiro que você escolha modelos free da internet e não invista logo de cara num layout por dois motivos: primeiramente que layouts personalizados custam caro e segundo porque é muito cedo pra você implantar um modelo personalizado, pois você vai querer mudar muita coisa, até mesmo os assuntos que você vai falar, por isso, espere um pouco para fazer esse investimento.

Eu digo isso por experiência própria. Só agora, depois de 2 anos que me sinto segura para comprar um modelo personalizado. Antes disso já mudei inúmeras vezes e isso sairia muito caro se toda vez que eu resolvesse mudar tivesse que contatar a empresa ou profissional que fez o layout.

Sugiro que você vá olhando outros blogs que te agradem na internet e anote o que gostaria que também tivesse no seu, pois quando for contratar um layout personalizado eles irão fazer um briefing contigo, que é entender o que você deseja que tenha no seu blog.

Uma dica importante: não invista pesado no seu blog logo no começo. Vá construindo e investindo nele aos poucos, com o tempo você vai estar mais seguro de onde investir.

Agora que já temos a base dele pronta precisamos organizar as postagens:



QUANTAS VEZES POR SEMANA IRÁ POSTAR NO BLOG?

Se você pretende ter um blog de sucesso não adianta postar 1 vez na semana, ou postar semana sim outra não.

Consistência é a palavra chave aqui se você realmente quiser ser uma autoridade no assunto que escolheu. Você tem que criar inúmeros conteúdos de texto e visuais sobre ele(s).
Então eu sugiro que você encare com responsabilidade e profissionalismo o seu blog desde o começo e trabalhe para postar pelo menos duas vezes na semana e vá aumentando a frequência das postagens com o passar do tempo.

Pois se alguém gostou do que você escreveu vai ficar desinteressado se na semana seguinte ele voltar no seu blog e não ter nada novo lá.
Eu sei que é difícil, pois criar um post exige bastante tempo. Mas se você criar um calendário editorial vai ficar mais fácil!

Estabeleça os dias da semana que você irá postar: por exemplo, toda quarta-feira e sexta-feira terá post novo, esses posts serão escritos ainda na segunda-feira e revisados antes de postar. Assim você dedica a sua segunda-feira para criar e outros dias para estudar e divulgar seu conteúdo.



ONDE IRÁ DIVULGAR O SEU CONTEÚDO?

Falando em divulgar conteúdo você precisa entender e escolher as mídias sociais que irá divulgar seus posts e encontrar um público para acompanhar o seu trabalho.

Temos o facebook, instagram, pinterest, google plus, youtube, linkedin.... escolha qual mídia irá usar e estude como usá-la, pois saiba que  cada rede social tem sua função e linguagem própria, se você se atirar de cabeça sem saber nada sobre a rede vai sofrer muito mais para conseguir crescer e o desgaste será maior, também digo isso por experiência própria. Eu criei o instagram do blog já tem quase 1 ano e meio, mas durante uns 8 meses eu não entendia absolutamente nada dele, somente agora, depois que me dediquei pra entender como ele funciona foi que as coisas começaram a ter resultado. E em questão de 6 meses o instagram foi de 2 mil para quase 5 mil seguidores.


EXPECTATIVAS E TEMPO

Gente, para um blog fazer sucesso ele precisa ter qualidade nas postagens, consistência e autoridade no assunto, mas tudo isso leva tempo.

Quanto mais você estudar, criar bons conteúdos e se dedicar, maior vai ser o retorno.

Os maiores blogs hoje em dia não foram feitos no ano passado, eles já tem história, tem bagagem, então esteja disposto a construir a tua própria história do blog.

Tenha paciência. Recomece se for preciso. Mude quando necessário, mas nunca pare de fazer aquilo que te deixa feliz!

Acredite: coisas boas acontecem para quem tem coragem!

*****


E aí, curtiram o conteúdo de hoje?

Se ficou alguma dúvida ou tem alguma sugestão pode deixar aqui nos comentários!

You Might Also Like

0 comentários

FACEBOOK

Siga o Blog!