[RESENHA] #90: Rita Lee - Uma Autobiografia

FICHA TÉCNICA 
Título: Rita Lee - Uma autobiografia 
Editora: Globolivros
1a edição, 2016 - 7a reimpressão, 2017
Número de páginas: 294



" Eu, hermafrodita Da água respirei, a vidaNo sangue que bebi, o soroNos ares explodi, em choroDa gula que comi, a fomeDa fêmea que nasci, homemEu me transformei, em mimDo Deus que duvidei, o simDas mortes que vivi, o alémDos vícios que virei, refémDos bichos que sou, felinaNa velha que estou, menina. "



CRÍTICA 


O poeta alemão Heinrich Heine disse que uma autobiografia exata é quase impossível, e que uma pessoa falando de si mesma certamente há de mentir. Talvez por essa razão nunca gostei desse tipo de livro, mas quando eu soube que a Rita Lee havia escrito a sua, fiquei muito curiosa, como fã e como leitora, pois, acompanhando sua carreira há tanto tempo, eu tinha certeza de que ela não cairia no lugar-comum. E foi com a verdade nua e crua que eu me deparei ao ler seu livro. 


A Rita não poupou ninguém, muito menos a si mesma. Ela falou do seu envolvimento com drogas e bebidas, de suas internações e nomeou todos os seus desafetos.


Acompanhamos os acontecimentos marcantes de sua infância, os valores e apoio dos pais, os altos e baixos da carreira, seu processo criativo, o romance com Roberto, o nascimento dos filhos. 

E a leitura é tão fluida que temos a impressão de estarmos sentados no sofá de sua casa, enquanto ela nos conta sua história. 

Rita Lee escreveu uma obra tão pessoal que eu a vi em cada uma das páginas desse livro. Ela escreveu, escolheu as fotos, criou a capa e a  contra-capa e usou um tom até condescendente demais ao falar de seu legado na história da música popular brasileira. 
Foi uma leitura deliciosa! Queria poder deslê-lo, só pela grata surpresa que foi lê-lo pela primeira vez. 
" A sorte de ter sido quem sou, de estar onde estou, não é nada se comparada ao meu maior gol: sim, acho que fiz um monte de gente feliz."




~~~ Resenha feita pela colunista: Ana Paula ~~~
                              
                                 Encontre ela no Instagram


Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Assim que possível venho aqui para responder você. Beijos!