[BLOGOSFERA] O que é Mídia Kit?

O que é um Mídia Kit? Para que serve e como criar um? No post de hoje vou apresentar a vocês essa, que é uma ferramenta essencial para monetizar o seu conteúdo!





O que é e para que serve o mídia kit?

O mídia kit é uma seleção de informações essenciais sobre o seu blog, instagram, canal ou site.

Ali explica todo o seu trabalho, fala sobre você e quem ajuda na realização dele, traz números e dados analíticos do seu blog etc. Tendo isso em mãos, você pode enviar para seus possíveis parceiros ou patrocinadores, ou caso contrário, se você for a empresa ou marca que procura um influenciador vai te ajudar a avaliar se valerá a pena ou não  fechar o patrocínio/parceria com aquele blogueiro.


Então ele precisa ser resumido e de fácil entendimento, ter um layout bonito e de acordo com seu estilo e pode ser em formato de vídeo, PDF ou PowerPoint. Você escolhe qual forma ele terá.

Pense no Mídia Kit como o currículo da sua marca. Ele se torna a sua propaganda que pode te fazer ganhar dinheiro com seus conteúdos!

fonte: Pixabay

O que precisa ter no Mídia Kit?

Preste atenção a esses detalhes:


  • Ele precisa ter de 2 a 10 páginas;
  • Falar, brevemente, sobre o que é o seu blog, quais são os principais temas trabalhados e de que forma você trabalha;
  • Siga o mesmo estilo visual do seu blog, instagram ou canal;
  • Use no máximo 2 fontes diferentes;
  • Use gráficos, imagens do seu próprio trabalho,  formas e tudo o que deixar o seu material com um bom apelo visual;
  • Use estatísticas atualizadas;
  • As informações precisam ser verídicas, nem precisa falar né?
  • Use parágrafos curtos e objetivos;
  • Pode conter ou não o valor cobrado para cada formato de divulgação;




Agora, vamos montar um mídia kit?

Vamos começar do jeito mais básico e fácil possível, principalmente se for o seu primeiro contato com essa ferramenta.


Parte 1: Apresentação


  • Aqui é onde o seu cliente vai ter o primeiro contato  com o seu trabalho.
  • Coloque informações sobre o blog de forma breve: data de criação, frequência das postagens, pode falar sobre os seus colaboradores. Fale sobre os temas que aborda...
  • Pode falar também as categorias encontradas no blog e como esses assuntos ajudam as outras pessoas.
  • Fale um pouco da sua bagagem, conhecimento e experiências.

Parte 2: Audiência ou no caso, a dita Influência

Para que você convença um possível patrocinador  tem que ter muitos dados.

Informações Essenciais: número total de visualizações do blog até o momento, número de acessos diários ou mensais, de onde esses seguidores vêm, qual a região, sexo e faixa etária deles. Aqui use muito os gráficos. Mostre quem é o teu público!

Redes Sociais: aqui mostre quantas pessoas te seguem em cada rede, qual seu alcance médio e perfil dessas pessoas (idade, sexo e região do país). Você pode colocar a média de curtidas e comentários por foto, se for o caso de você ter apenas um instagram para trabalhar.


https://www.simplesbellablog.com

Parte 3: Serviços, valores e benefícios

Na parte final você diz exatamente como funciona o seu serviço para que dê segurança e  surja o interesse no provável cliente.

As propagandas podem vir em forma de banners, postagens, sorteios etc. Você determina como vai ser o conteúdo patrocinado, desde que não vá contra seus valores e princípios e que não tenha nada haver com o seu blog, porque aí os seus seguidores serão os prejudicados.

Se você quiser exibir os preços de cada serviço pode adicionar junto com a descrição do produto, mas isso é uma opção sua.

Não se esqueça de enaltecer os benefícios que os patrocinadores ganharão ao fecharem uma parceria ou patrocínio com o seu blog.




Abaixo vou deixar o link de um modelo de Midia Kit básico para você configurar ou entender como funciona um. Ele foi fornecido pela Thais Godinho em um curso que realizei com ela. (conheça o trabalho da Thais)

<< ACESSE AQUI >>


P.S.: Com a nova mudança do meu blog já iniciei a atualização do meu Mídia Kit e em breve posso compartilhar ele com vocês, pois o bichinho demanda uma boa atenção, eu levo tranquilamente 1 dia todo para deixar ele pronto. Afinal ele é o nosso currículo, precismos caprichar, não é mesmo?


E então, você gostou desse post? Não esqueça de deixar seu comentário, sua sugestão ou dúvida.

Beijos e até a próxima!

2 comentários

Obrigada por comentar! Assim que possível venho aqui para responder você. Beijos!