[RESENHA] #88: Uma breve história da riqueza - William J. Bernsteins


FICHA TÉCNICA:
Título: Uma breve história da riqueza
Quantidade de páginas: 428
Editora: Fundamento
Autor: William J. Bernstein
Ano de publicação: 2015
Gênero: Economia e mercado




SINOPSE

"Em "Uma Breve História da Riqueza", William J. Bernstein apresenta uma fascinante viagem pela história da economia do mundo moderno, identificando os pilares da prosperidade e seus efeitos sobre a civilização nos últimos 200 anos.

Por que algumas economias progrediram enquanto outras permaneceram estagnadas? Quais foram os eventos que impulsionaram o desenvolvimento econômico? Como muitos países se adaptaram ao progresso para poder sobreviver?
Com uma minuciosa pesquisa, o autor avalia o desenvolvimento econômico mundial ao longo da história, mergulhando nos aspectos culturais e em marcos históricos, como a invenção da máquina a vapor, do telégrafo e a evolução do transporte marítimo.

"Uma Breve História da Riqueza" lança uma nova luz sobre o progresso das nações, a democracia, a tecnologia e a busca pela felicidade. É uma esplêndida revisão histórica repleta de informações que mudarão sua maneira de ver o mundo."






RESENHA

Olá, leitores! Hoje venho trazer para vocês a resenha do primeiro livro de economia que já li na vida. Já deixo avisado que é uma resenha de parceria, mas as opiniões de todos os resenhistas desse blog são honestas.

Estava olhando o catálogo da editora para escolher um livro para pedir e me deparei com essa coleção que conta a história de vários temas, como riqueza, ciência, guerras, etc. Me interessei logo de cara, pois acredito que para nos posicionarmos em uma discussão devemos ter conhecimento sobre a história e sobre a atualidade, daí eu vejo esse livro lindo que vai me contar a história toda e fazer links entre o passado e o presente. Eu não escolhi ele, ele que me escolheu.

Este livro se divide naturalmente em três partes: por que, como e para onde. A primeira tarefa é tentar definir as fontes essenciais do crescimento econômico. Em seguida, o foco se volta para as notáveis consequências sociológicas, políticas e militares do explosivo crescimento econômico do mundo moderno. Descobriremos que compreender as fontes do crescimento nos dá uma percepção incisiva sobre as grandes questões da nossa era.

O livro é dividido em três partes: “As fontes do crescimento”, “Nações” e “Consequências”.

A primeira parte explicou as quatro instituições que são pré-requisito para o crescimento econômico, sendo eles: liberdades civis, método científico, moderno mercado capital e comunicação e transporte rápido de pessoas e de informações, a situação econômica no começo da era moderna e o desenvolvimento econômico dos quatro pré-requisitos e interdependência deles. Com todas essas informações podemos entender como o mundo moderno enriqueceu.

A segunda parte irá explorar como a riqueza moderna nasceu em dois países, Holanda e Inglaterra, e em seguida explorar os países que acompanharam eles com certo atraso. Também irá identificar e demonstrar o que bloqueou o crescimento econômico e como ele foi superado.

A terceira e última parte falará sobre a religião, riqueza, ideologia e desenvolvimento democrático relacionando com a economia e sociologia, irá refletir sobre a felicidade associada ao crescimento econômico da nação, relacionará as conexões entre riqueza, conquista e influência ao longo de 500 anos de história, já que poder econômico está diretamente relacionado a poder político, até que ponto o regime de crescimento econômico é sustentável e no final do livro ele discorre sobre a prosperidade, ao aumento das necessidades humanas e as perspectivas de crescimento continuado.

Desde 1850, o ritmo do progresso tecnológico desacelerou ligeiramente, em vez de acelerar. Um morador médio do mundo ocidental que estivesse vivo em 1950 não teria dificuldade para compreender a tecnologia dos anos 2000. Por outro lado, a vida cotidiana de 1850 teria causado espanto a um cidadão médio de 1800.
Se toda a história humana se resumisse a um dia, a próspera Idade Moderna duraria menos de 10 segundos.




          Achei esse livro muito rico de informações relevantes e ele acrescentou muito a minha vida. Ao longo da leitura pude refletir sobre os conhecimentos que eu já possuía e aprender novas coisas. Portanto, indico ele a todos que se interessem pelo tema.



Nota: 5 estrelas



Você pode adquirir esse livro na Amazon. 



Me encontre no Skoob e no Instagram

Espero que gostem da leitura! Até a próxima 

-Clara Liz Brito Moreira


Um comentário

  1. Muito interessante esse livro! Realmente, entender de história ajuda nos diálogos e argumentos.
    Ótima resenha, Lizzie!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Assim que possível venho aqui para responder você. Beijos!