[RESENHA] #85: Por que fazemos o que fazemos? de Mário Sérgio Cortella

FICHA TÉCNICA:
Autor: Mário Sérgio Cortella
Título: Por que fazemos o que fazemos?
Editora: Planeta de Livros
Ano: 2016
Número de Páginas: 176
Gênero: Auto desenvolvimento 






SINOPSE:

"Bateu aquela preguiça de ir para o escritório na segunda-feira? A falta de tempo virou uma constante? A rotina está tirando o prazer no dia a dia? Anda em dúvida sobre qual é o real objetivo de sua vida? O filósofo e escritor Mario Sergio Cortella desvenda em Por que fazemos o que fazemos? as principais preocupações com relação ao trabalho. Dividido em vinte capítulos, ele aborda questões como a importância de ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade a si e ao seu emprego. O livro é um verdadeiro manual para todo mundo que tem uma carreira mas vive se questionando sobre o presente e o futuro. Recheado de ensinamentos como 'Paciência na turbulência, sabedoria na travessia', é uma obra fundamental para quem sonha com realização profissional sem abrir mão da vida pessoal."



RESENHA:


Por que você trabalha?

Ora que pergunta mais sem fundamento. É tão obvio, né? Trabalhamos porque precisamos pagar as contas, porque temos que sustentar a casa, porque tenho que manter um padrão de vida e etc. Mas para o Mario Sérgio Cortella não é só uma questão de: “trabalho porque preciso ou porque tenho que trabalhar”.
Numa análise profunda e extremamente simples, ele vai nos mostrar que o trabalho é tudo aquilo que nos realiza e que nos dá a sensação de pertencimento. Ou seja, eu quero produzir algo que faça sentido para mim, que vá de encontro aos meus valores e que por fim das contas que eu me veja refletido nesse trabalho.
O que nos realiza? O que nos move? Porque odiamos a segunda-feira? Porque precisamos ter um propósito? Rotina é sempre uma monotonia? Essas e outras questões, são retratas aqui e nos fazem refletir sobre o que realmente importa na vida e sobre quais os riscos valem a pena correr para realizar nossos anseios mais profundos.
Tem um trecho especial que me chamou muito a atenção: 
“todo mundo gosta de fazer o que gosta. Mas é preciso ter consciência de que no desenrolar da vida profissional, para fazer o que se gosta, é necessário passar por etapas não necessariamente agradáveis no dia a dia. O caminho não é marcado apenas por coisas prazerosas.”
Achei genial e vai de contrapartida aos entusiastas que acham e dizem que se eu fizer o que eu amo só teremos corações, purpurinas e algodão doce no caminho. Não. Sinto muito. Não é assim. Quem é empresário, empreendedor, profissional autônomo sabe o quão difícil é o dia a dia, mas é exatamente ai que ele reforça: pelo que vale todo o seu esforço? Questão de prioridades e escolhas.
Ser feliz depende unicamente de nós e da carreira que decidimos trilhar e por consequência no que vamos produzir e deixar como nosso legado.
Amei tanto esse livro, gente! É uma leitura rápida. Eu li em 4 dias, lendo apenas 30 minutos no projeto #30minutosparatransformar.
Recomendo fortemente para quem já ama o que faz ou para quem está tentando se encontrar ainda. Ou seja, recomendo para todo mundo!

CLASSIFICAÇÃO DA MI

0 comentários. Clique aqui para comentar também!

Obrigada por comentar! Assim que possível venho aqui para responder você. Beijos!