Vai para a Bienal? É sua primeira vez? Ou já é veterano no evento?
Este post tem dicas simples para quem vai ao evento. Principalmente para os novatos.
1- Chegando ao evento
![]() |
Em SP tudo é ligado ao metrô, então todos os eventos sempre usam as estações como ponto de referência. A Bienal do livro acontece no Anhembi Zona norte de São Paulo, a estação mais próxima é a Portuguesa-Tietê da linha azul do metrô. Todos os anos, o evento disponibiliza ônibus gratuitos para quem vai ao evento saindo da estação, eles saem de 20 em 20 minutos em média, e são a melhor forma de chegar no evento.
Não existem muitos ônibus de linhas regulares que passam por frente do Anhembi, você teria que descer a aproximadamente 20 minutos de caminhada, só que o lugar é deserto, não recomendável para novatos e para quem não é da cidade. O transporte até o metrô é a pedida mais segura e barata. Em SP todo cuidado nunca é demais.
Claro, também tem estacionamento no evento, que em média custa 60 reais a diária.
2- Compre seu ingresso com antecedência
![]() |
Para que pegar filas se podemos comprar online? |
Parece uma dica besta, mas não é. Principalmente para quem vai nos fins de semana. Já vi filas cujo o tempo estimado de permanência era de 4 horas, eu como não tinha me prevenido nem entrei no evento. Ou seja, quanto antes comprar melhor, vai por mim. Claro que durante a semana, o evento é sempre mais vazio, e filas para comprar são quase inexistentes.
3- No evento
![]() |
A bienal ocorre em um único pavilhão, que na teoria é enorme, mas que nos fins de semana são a verdadeira cruzada do apocalipse.
Se você vai na semana, seja de dia ou a noite é super tranquilo, mas sabemos que a maioria vai mesmo é no fim de semana e é ai que a paciência deve ser exercida.
No fim de semana é fila para entrar no pavilhão, para entrar nos estandes das editoras mais concorridas, para as palestras e afins, para o banheiro, alimentação e etc.
Alimentação como em todo evento é super cara, e se você possui restrições alimentares pode ser pior ainda dependendo do tempo que você planeja ficar no local. Não tem variedade, é muito difícil achar algo específico. Se puder leve seu alimento se tiver restrições. Pois uma vez lá dentro você não poderá mais sair ( a não ser que tenha credencial).
Os banheiros sempre são suficientes, nunca tive nenhum problema com eles.
4-Autógrafos
![]() |
As editoras ou a maioria delas vão usar o sistema eletrônico para distribuir senhas para os autógrafos com os autores internacionais e nacionais. O que vai facilitar a questão de filas e organização.
Os autores nacionais também ficam nos estandes das editoras em vários horários ou as vezes o dia todo dando autógrafos. O legal neste caso para quem quer pegar autógrafos é se organizar com muita antecedência, saber se o seu autor favorito terá um horário específico ou como você deverá pegar as senhas.
5-Comprando livros
![]() |
A vontade de levar tudo e estourar o limite do cartão é grande |
Ponto polêmico este. Existe uma concepção de que a Bienal é o melhor lugar para se comprar livros. É e não é. Como tudo é muito relativo. As editoras levam a maioria dos livros com preço de capa, e sempre possuem uma parte com promoção de na sua maioria livros encalhados em estoque, com raras exceções. Algumas trabalham com desconto progressivo muitas vezes. Existem os sebos e os famosos estandes de livros a 10 reais, esses estandes são ótimos e péssimos ao mesmo tempo, as vezes a variedade é pouca, mas tem vezes que você encontra livros que a editora está vendendo a preço de capa nessas barracas. Para as sessões de autógrafo quase sempre você tem que comprar o livro no evento, então tenha isso em consciência. As vezes em dinheiro vivo você pode conseguir mais descontos.
Sem dúvida o melhor dia para se comprar na editora é o último dia do evento no domingo, as editoras sempre aplicam descontos relativamente generosos e aceitam barganhas principalmente se você quiser comprar uma série inteira como já aconteceu comigo. Claro, numa época pré crise os preços e descontos eram muito melhores, desde a bienal de 2014 as coisas ficaram meio minguadas, mas vale a pena estar lá no último dia.
Então é isso para quem vai aproveite o evento e espero ter ajudado com essas dicas.
Nenhum comentário
Postar um comentário
Obrigada por comentar! Assim que possível venho aqui para responder você. Beijos!