8 frases do livro #GIRLBOSS e o que eu aprendi com elas

11:01:00

Olá! Como vocês estão?
O artigo de hoje é muito especial, pois vou falar de um livro que me inspirou pra caramba e revolucionou a forma que eu pensava sobre o trabalho. #Girboss da Sophia Amoruso.
Li ainda em 2016, confesso que sem muita expectativa. Li sinopse e pensei: "Ok. Mais um livro de autoajuda". Mas quando terminei de ler ele algo mudou dentro de mim, talvez me deu mais confiança, talvez eu concordasse com a forma da autora pensar e escrever sobre alguns assuntos. E eu sempre recomendo esse livro para as meninas que conheço, pois sei que ele pode inspirar.






Então vou citar 8 frases que mais gostei e comentar um pouco sobre a minha própria experiência no assunto.


Vamos lá! 
 
1. "Uma #GIRBOSS é alguém que é responsável pela própria vida."

 Não tem nada que me irrite mais do que uma pessoa que fica reclamando da vida e colocando a culpa dos seus fracassos nos outros. 
Uma #GIRLBOSS sabe que só ela tem o poder de fazer com que as coisas mudem. Ela sabe onde pode chegar e que para chegar lá vai precisa trabalhar muito, estudar bastante, fazer parcerias, arriscar, e se errar, aprende e recomeça tudo. Uma #GIRLBOSS nunca fica esperando que a vida mude ao acaso e que alguém venha lhe trazer "a grande chance da mudança de vida"

2. "Quando você acredita em si mesma, as outras pessoas também acreditam."

Ter medo, ser insegura, ficar preocupada se pode ou não dar certo seus projetos é normal. Vivemos num mundo instável. Mas você precisa demonstrar confiança! Dizer e acreditar que vai fazer dar certo. Uma das chaves do sucesso é acreditar no próprio potencial e se orgulhar de ser quem é. Supere seus limites, saia da sua zona de conforto, a vida é bem melhor quando se tem desafios.

3. "O destino favorece os audaciosos que põe a mão na massa."

Outra coisa que irrita uma #GIRLBOSS é gente que só acredita em sorte. Que foi azar tal plano ter dado errado. Que ela é a pessoa mais azarada do mundo. 
Gente, a sorte favorece quem está trabalhando muito para aquilo acontecer. Li uma frase certa vez que dizia assim: "sorte é quando a oportunidade encontra pessoas preparadas". Então seja audaciosa(o) e trabalhe pra conquistar sua própria "sorte".

E você pode dormir pouco, trabalhar e estudar pra caramba, quando conseguir chegar ao sucesso ainda vão ter os que vão falar que "foi sorte" e o que eles estarão fazendo: ainda esperando a sorte chegar.

4. "Foque nas coisas positivas da sua vida e você vai ficar chocado com quantas novas coisas positivas começarão a acontecer!"

Eu era muito "reclamona". Extremamente "reclamona". E percebi o quanto isso não só me afetava, mas afetava as pessoas ao meu redor. E depois de perceber isso eu resolvi reprogramar minhas ações e pensamentos. Toda vez que eu reclamava de algo, eu parava e agradecia pelo inverso. Dessa forma:
 -Nossa! Toda essa roupa pra lavar! (ai eu parava, e pensava o contrário)
- Obrigada Senhor (não importa a quem irá agradecer) por ter toda essa roupa para vestir, uma máquina para lavá-las e ter onde guardá-las depois.

E fui fazendo assim... até me acostumar a focar nas coisas boas, a AGRADECER por tudo.
Então se você estiver numa fase ruim, comece a agradecer pela coisa mais simples do seu dia. Pela saúde. Pela casa que tem, pela família que tem. Pela internet, pelos livros que pode ler... qualquer coisa.

E verá quanta coisa legal vai começar a acontecer na sua vida, e isso tudo é só uma questão de como você encara as coisas.

5. "Alguém que sabe ser educada sabe conseguir o que quer neste mundo."

Não tem nada pior que uma pessoa grosseira e mal educada. Não importa se o queridinho é PHd ou coisa parecida, humildade e educação é tudo!
Ser educada é mais que apenas dizer "obrigado" é ser uma pessoa gentil, que ajuda os outros, que sabe quando elogiar e quando dar um puxão de orelha. 
Agradecer o tempo que uma pessoa se disponibilizou até mesmo em te conceder uma entrevista de emprego. Porque não enviar um e-mail ou uma carta agradecendo? Acredite, o maior problema nas empresas está no relacionamento interpessoal. Ser educado já é um fator diferencial na sua carreira.

6. "Não é o meu trabalho"

Eita frase polêmica!
"Eu não fui contratada pra isso!" Meu amor, sinto muito informar se você pensa desta maneira, mas para qualquer pessoa crescer, seja numa empresa ou com seu próprio negócio você vai ter que fazer inúmeras coisas sim, desde que isso realmente não seja compromisso de alguém. 
Já vivenciei isso, acredite. Fui secretária desde os 16 anos de idade e não só atendi telefone, como fiz cafezinho, fazia chimarrão pro chefe e também já limpei banheiro ou comecei a fazer algo que percebia que ninguém estava fazendo e aquilo facilitaria o trabalho de todos. Se a faxineira não veio o que custa você ajudar? Acredite, meu braço não caiu e continuo aqui até hoje, firme e forte!

Não seja orgulhoso! Tente enxergar além do "cabresto do fui contrata só pra fazer isso". Você vai perceber que a médio e longo prazo os resultados são super positivos.



7. "As pessoas com espírito empreendedor são apaixonadas pelo que fazem, ficam à vontade ao correr riscos e são rápidas para seguir em frente após um fracasso."

Ela fala muito de empreendedorismo, é claro, ela é uma empreendedora que revolucionou o mercado da moda.
Mas empreendedor não é apenas quem resolve abrir seu próprio negócio. Você pode empreender na empresa em que trabalha, basta que saiba o que, de fato é ser empreendedor.
E para definir de um modo geral, tem haver com paixão, atitude, visão global, planejamento e principalmente em saber executar as coisas.
Um empreendedor arrisca, vai atrás dos seus objetivos e se não der certo, volta, coloca a bunda na cadeira e analisa que erros cometeu depois levanta novamente e com uma nova forma de trabalho continua atrás do sucesso daquele objetivo.

8. "O verdadeiro desafio está em aperfeiçoar a arte de saber quais regras aceitar e quais reescrever."

Pra finalizar, os millenials, a categoria na qual ainda estou incluída, pregam que o que vale mesmo é aproveitar a jornada e não focar somente no destino final. E com isso veio atrelado o famoso "não sou obrigado a nada". Mas quem é #GIRLBOSS sabe exatamente quais as regras precisa seguir e quais ela pode reescrever do seu modo.

Eu sou uma pessoa que trabalha com criatividade, então, rotina enche o meu saco, mas preciso desenvolver alguma rotina para poder produzir e preciso sair da rotina às vezes para me inspirar. Simples assim.
Saiba o momento de dizer "não sou obrigada" e o momento de  baixar a cabeça e trabalhar. Tudo é uma questão de bom senso e saber o valor do teu próprio trabalho.


Então pessoal, espero que tenham gostado das dicas e toques pois são coisas que faço e aprendi na prática errando e acertando. Acredite no seu potencial, vá em busca do seu sonho mas se prepare pra isso. A tua história só pode ser escrita por vocês mesmo.

Um grande abraço e sucesso!

You Might Also Like

0 comentários

FACEBOOK

Siga o Blog!