10 livros para você gostar de ler! Ou fazer aquele amigo virar parceiro de leitura!

10:09:00


Era uma vez uma pessoa que era apaixonada por livros e não vivia sem eles. Então essa pessoa cruzou com o caminho de outra, que não compreende seus "gostos peculiares" então ela soltava os famosos bordões: "ah eu não gosto de ler", "você não cansa de ler tanto?" , "você tem que sair e se divertir mais", "faz o que com tanto livro?". A dor que sinto na alma ao ouvir essas e outras preciosidades é indescritível. Choro em silêncio.

Não aceito que uma pessoa não goste de ler! Não, mesmo! A pessoa tem que gostar de ler alguma coisa, só não tentou ainda encontrar suas preferências. Mas juro que com esse post (mostre para aquele seu amigo, sua amiga, mãe, namorado, namorada, esposa e marido que eu juro que eles vão começar a ler rapidinho!)


Vou dar 10 dicas de livros e autores para começar a ler e depois disso devorar qualquer coisa que vier pela frente até encontrar seus gêneros e autores favoritos.

1. ROMANCES - Jojo Moyes, Gayle Forman e Jenny Han são as indicadas da vez.

Só para começar o esquenta vamos falar deles: os destruidores de corações, os que te fazem ficar de ressaca literária por dias: os romances.

Tem pra todo gosto! Procure por esses livros: "Como eu era antes de você" (nossa, lembrei que nem resenha fiz desse destruidor de corações), "Depois de você" "Se eu ficar", "Para onde ela foi", "Para todos os garotos que já amei".
Esses são alguns dos títulos mais famosos dessas autoras e deliciosos de ler. Compre, ou alugue da sua biblioteca e presenteie ou empreste para sua amiga, ela vai lhe agradecer!




2. ORGULHO E PRECONCEITO - JANE AUSTEN

Esse também não fiz resenha ainda, que erro terrível! Mas enfim: LEIAM JANE AUSTEN!
Recomendo esse livro para você que quer conhecer um pouco mais dos clássicos e elegantes romances de época.

Jane escreve com uma maestria que encanta. E suas personagens são cativantes. Vale a pena a leitura e releitura das obras dela. E tenho certeza que sua mãe ou amiga e até amigo, porque não? vão se encantar com ela. ;)


3. TRILOGIA "AS CRÔNICAS DE AMOR E ÓDIO" - MARY E PEARSON (Esses têm resenha! ebaaaa!) Livro 1, Livro 2, Livro 3

Talvez a pessoa que você queira inspirar para começar a ler, ou até mesmo você, que esteja tentando adentrar para o mundo da fantasia fique com receio de tentar direto um Martin da vida, ou Tolkien. Mas calma, a Mary E. Pearson chegou para salvar sua vida.
Seu romance-fantasia-distopia é encantador! Recomendo esses três amores por onde quer que eu vá.
Esqueça suas noites! Você vai grudar neles e querer ir para Morrighan e Venda. A personagem é incrivelmente construída pela autora que te faz amar ela pra sempre!


4. DESCANSE EM PAZ, MEU AMOR - PEDRO BANDEIRA

Tem vários autores que marcaram minha infância e adolescência, aí fiquei pensando sobre qual deles adicionar nessa lista (se vocês quiserem posso fazer uma lista com os melhores escritores brasileiros que marcaram minha vida, digam nos comentários se querem ver).

Pedro Bandeira escreve para os jovens, suas histórias são surpreendentes e extremamente bem construídas, provando que mesmo escrevendo para adolescentes a história não precisa ser superficial e cheio de romance clichê.
Descanse em paz, meu amor só vai te fazer largar dele quando você concluir. E entre prantos e risos você vai ficar pensando nessa história por dias.
Suuuuuuper recomendo esse autor e todas as obras dele, mas comecem por essa.

5. FELIZ POR NADA - MARTHA MEDEIROS

Crônicas.... como não amar? As crônicas foram feitas especialmente para quem não tem tempo/não gosta de livros com histórias longas e narrativas.

Martha Medeiros é uma cronista muito famosa e tão espetacular, que em "Feliz por Nada" ela vai te encantando em cada um de seus textos e te conduzindo para seu fechamento que condiz com o título. É lindo de ler!
Se você nunca leu crônica ou quer ajudar sua amiga ou amigo, dê para eles um livro de crônicas, pode ser esse ou talvez um Fabrício Carpinejar.
Um livro de crônica não se nega a ninguém e é delicioso lê-lo.

6. O HOBBIT - TOLKIEN

"Numa toca no chão vivia um hobbit..."
O livro favorito da minha vida não poderia ficar de fora dessa lista!
O hobbit e a terra média certamente não é assunto estranho para você, mas poder ler essa história é encantador! Releio essa obra sempre que posso, e o amor só aumenta. O livro é bem mais conciso que os 3 filmes que fizeram dele, viu? 
Não morra sem antes ler "O Hobbit".




7. HARRY POTTER - JK ROWLING

Como não citar aqui o menino que sobreviveu? O bruxinho mais amado de gerações? Eu vou confessar que ainda não li Harry Potter :( não briguem comigo! É que na época da minha infância não tinha esses livros na biblioteca da escola. E eu não tinha nenhum amigo que gostasse tanto de ler quanto eu e que tivesse uma edição do Harry. Quando eu o conheci foi no ensino médio quando estava lendo Machado de Assis. Então até hoje eu não li.

Todas as minhas resenhistas e parceiras recomendaram começar a ler por Harry e eu vou ouvi-lás. Se você ainda não leu fica acompanhando o blog que em breve vou iniciar o projeto Hogwarts na Estante da Mi para que nós possamos ler juntos!


8. EXTRAORDINÁRIO - RJ PALACIO ou algum do gênero YA (Jovem Adulto)

“Extraordinário” conta a história de August Pullman, o Auggie, uma criança que nasceu com uma séria síndrome genética que o deixou com deformidades faciais, fazendo com que ele passasse por diversas cirurgias e complicações médicas ao longo dos seus poucos anos de vida. 


Auggie foi educado em casa até os 10 anos, quando começou a frequentar o quinto ano em uma escola de verdade. Ser o aluno novo não é fácil, mas com um rosto tão diferente pode ser ainda mais difícil! Auggie vai ter que convencer seus colegas que, apesar de sua aparência diferente, ele é um menino igual a todos os outros. 
E tem filme desse livro! Prepara o lencinho e boa leitura!

9. TEX ( histórias em quadrinhos e mangás)


Criado em 1948 e originalmente publicado na Itália. Tex é um dos personagens de westerns mais longevos da história dos quadrinhos, sendo publicado em diversos países do mundo.
Tex foi criado pela dupla Giovanni Luigi Bonelli e Aurelio Gallepini. No começo, as histórias eram publicadas no formato de tiras com no máximo 3 quadrinhos. 
O velho oeste nunca mais será o mesmo depois que você ler TEX.
Queria indicar os quadrinhos da Marvel, DC, tem até de Game of Thrones e tem Persépolis que é super recomendado, além dos mangás - que eu não li nenhum até agora, e claro: o eterno e incrível "A turma da Mônica" do nosso querido Maurício de Souza. 
Tem coisa mais gostosa que ler um gibi?
A leitura de gibis e mangás é mais dinâmica e te empolga para ler mais coisas.



10. CARRIE-A ESTRANHA - STEPHEN KING


Eu não sou nada chegada em histórias de terror e suspense. Mas confesso que dos poucos livros que tomei coragem de ler do Stephen King, sem dúvidas, Carrie é uma ótima escolha.



Eu que sou fraca para essas coisas, recomendo. Foi o primeiro livro dele a ser publicado e se tornou um grande sucesso, e claro, foi pras telonas também, sendo adaptado outras 2 vezes (detestei a última versão coma Chloe Moretz).

                                          
....
Então, minha gente, essas foram as minhas indicações super ecléticas para você começar a ler ou ajudar alguém que quer ou precisa ler.

Um grande beijo! Espero que tenham gostado, e não se esqueça de deixar seu comentário aqui em baixo e compartilhar essa lista com seus amigos ;)

You Might Also Like

4 comentários

  1. Oi Mi!
    É tão frustante ouvir essas críticas a leitura! A maioria sem fundamento algum, o que é pior! Belo post, que vai ajudar muita gente creio eu! Parabéns! E suas indicações para cada gênero ficaram incríveis. Acho que faltou apenas citar os livros do Dan Brown e do Harlan Coben para quem gosta de um ótimo suspense ou livro policial! Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo! Nossa, é verdade, esqueci do Dan Brown :( realmente uma lista com 10 indicações é muito curta haha. Na próxima vou indicar ele, com certeza.
      Obrigada pelo comentário 😘 beijo!

      Excluir
  2. Oiiiii minha Linda que dicas maravilhosas, Cronicas de amor e odio é uma trilogia maravilha, apesar de não ter lido o terceiro ainda, eu nunca li os livros da Jojo, porém tem um aqui que eu preciso ler já faz algum tempo e estou louca para conhecer-la e o livro Se eu ficar eu nunca li, mas assisti o filme e eu simplesmente mei e quero muito ler. adorei o post

    E siiim, faz um post para mostrar os autores que te marcou na sua infancia, eu adoraria saber.

    Um beijo da Jhenny do Sussurrando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jhenny, minha linda!❤ lê sim, você vai amar "Se eu ficar" e a Jojo é maravilhosa!
      Vou fazer um post com os autores brasileiros, então! Muito obrigada! Beijos!

      Excluir

FACEBOOK

Siga o Blog!